O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, aproveitou o encontro do C40 para assinar um acordo com a montadora de carros elétricos Renault-Nissan. A parceria tem como intuito estruturar a cidade para esse tipo de transporte e posteriormente incentivar o uso dos carros não poluentes.
O projeto de mudanças no meio de transporte conta também com a participação da concessionária de energia elétrica AES Eletropaulo, que será responsável por estudar a viabilidade das alterações.
O Nissan Leaf é o modelo elétrico da fabricante e foi também o primeiro carro do tipo a ser produzido em escala comercial. O principal fator ecológico do carro é a não emissão de gases poluentes, como o CO2, um dos gases que mais colabora para o aumento do efeito estufa. Além disso, o automóvel é totalmente silencioso, diferente dos carros tradicionais, possui autonomia de até 160 quilômetros, com a recarga total de sua bateria de lítio-ion, e velocidade máxima de 140 km/h.
Segundo a montadora, de origem japonesa, a capital paulista é a primeira cidade da América do Sul a desenvolver um trabalho no mesmo formato que já é aplicado em outras 90 cidades pelo mundo.
Os fatores que merecem maior atenção da prefeitura são: a estruturação da cidade, com a instalação de postos de recarga, e o incentivo aos moradores, para que os carros elétricos sejam popularizados e as emissões de GEE sejam minimizadas na metrópole brasileira.
“Vamos otimizar a instalação de postos de recarga, inclusive em locais públicos. Assim, a capital terá mais uma forma de oferecer energia limpa. Estudamos ainda a possibilidade de expandir o uso dos carros elétricos também para os secretários, além da frota estimada para a CET”, explicou Kassab durante o anúncio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário