Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Governo do Amazonas publica instrução normativa para manejo de jacarés em unidades de conservação

O Governo do Estado do Amazonas assinou ontem, durante cerimônia realizada em Manaus, a resolução nº 008, de 22/06/2011, do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Amazonas (CEMAAM) e instrução normativa nº 001, de 29/06/2011, que regulamentam o manejo, abate e processamento de jacarés em unidades de conservação estaduais.  As normas foram idealizadas a partir da formação de um grupo de trabalho (GT), criado em janeiro, com o objetivo de criar regras para o manejo, além de listar todas as necessidades e encontrar soluções para definir o manejo e o beneficiamento.

O Instituto Mamirauá participou desse GT, tendo sido representado pelo pesquisador Robinson Botero-Arias, que coordena a pesquisa com jacarés no Instituto. Ao longo dos últimos cinco meses, o Instituto Mamirauá levou para o GT as demandas dos comunitários e relatou sua experiência com as pesquisas e como uma instituição que tem acompanhado e apoiado as iniciativas do governo frente a outros experimentos de manejo de jacaré. Nós recolhemos todas essas informações e colocamos na mesa de discussão, relatou.

Há cerca de cinco anos, o Instituto Mamirauá vem realizando pesquisas que subsidiem a implementação de um sistema participativo de manejo de jacarés, a partir da geração de critérios técnicos e científicos. Daqui para frente o que realmente nós precisamos é de um sistema de manejo participativo com base comunitária, que deverá ser acompanhado de atividades de pesquisa, que aprimore as informações básicas da biologia dos jacarés, que permitam fortalecer os critérios técnicos e científicos para consolidar esta estratégia de manejo, explicou.

Segundo o pesquisador, os próximos passos, para a implementação do manejo, são a continuidade das pesquisas e a organização comunitária, por meio de associações, tal qual o manejo de pirarucu, bem como o desenvolvimento de estudos de mercado e da cadeia produtiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário