A ONG Waves for Water (W4W), do surfista Jon Rose e a agência Loducca criaram o projeto Amazônia - um drop solidário, realizado em parceria com o Movimento CYAN - Quem vê água enxerga seu valor, da Ambev, e com as empresas Nextel e H2O Hurley. O objetivo do projeto é capacitar a população local a obter água limpa por um sistema de filtragem simples e prático. Durante a expedição serão distribuídos 200 filtros de água potável para 13 comunidades ribeirinhas às margens dos rios Amazonas, Gurijuba e Araguari, o suficiente para assistir 20 mil pessoas.
Segundo o Censo do IBGE (2010), na região Norte mais de 54% da população não tem acesso a água tratada. “Embora a região Amazônica concentre a maior reserva de água doce do mundo, muitas pessoas que vivem às margens dos rios não têm acesso à água potável, por isso vamos doar os filtros e capacitar a população a utilizá-los”, afirma Rose, presidente da ONG Waves for Water. Os filtros desenvolvidos pela ONG são portáteis, de fácil instalação e eliminam bactérias e protozoários.
A W4W irá treinar a população ribeirinha para o manejo do equipamento. O intuito é que essas pessoas repassem o aprendizado a todos da comunidade. A expedição começou na última segunda-feira (16) na cidade de Macapá. Rose e sua equipe viajarão de barco por cerca de 18 horas até chegarem à foz do rio Amazonas, onde se forma a Pororoca. Ao longo dos percursos de ida e volta e durante todo o tempo em que estiverem no local, acontecerão visitas às comunidades do entorno para a distribuição dos filtros.
Rose aproveitará a oportunidade para surfar nas ondas do fenômeno Pororoca, conhecida como o Havaí das ondas de maré. São ondas que podem chegar a até dois metros de altura a uma velocidade de 30 quilômetros por hora. A expedição será composta por oito pessoas, incluindo um cinegrafista especializado em câmeras subaquáticas.
Toda a viagem será gravada, o que resultará em um documentário. Rose também registrará o dia-a-dia da expedição no blog.
As comunidades que receberão filtros serão: Itamatatuba, Foz do rio Gurijuba , Sacola, Pracuuba, Princesa, Bom Amigo, Natal, Vai quem Quer, Tabaco, São Paulo e Santa Rosa. Ao longo de toda a expedição outras pequenas comunidades do entorno podem ser privilegiadas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário