A operação de capitalização da Petrobras, realizada no ano passado, continua rendendo dividendos. O Jurídico da companhia recebe ontem (31/03), o Latin Lawyer Deal of the Year Awards, na categoria Corporate Finance, por sua atuação no processo. De acordo com a Latin Lawyer a oferta foi organizada e executada de forma inédita e gerida com excelência. A maior oferta pública de ações em escala mundial resultou em um aumento de capital de R$ 120 bilhões 249 milhões para R$373 bilhões 766 milhões. É a segunda vez que a Companhia é premiada. Em 2008, venceu na categoria Fusões e Aquisições pela compra de ativos da Ipiranga.
A Latin Lawyer é uma revista jurídica com foco em negócios e direito empresarial na América Latina. A publicação cobre 18 países como Brasil, Argentina e México. Editada pela Law Business Research, empresa sediada em Londres, é uma das publicações mais reconhecidas da área jurídica na América Latina.
De acordo com a publicação, foram avaliadas 200 operações, todas de elevada importância, o que tornou ainda mais difícil a seleção dos vencedores nas seis categorias da premiação. A oferta pública inicial de ações (IPO) da empresa Pesquera Exalmar na bolsa de Lima (Peru) e o financiamento da Casa Saba para aquisição da rede de drogarias chilena Farmacias Ahumada ficaram em segundo e terceiro lugar na categoria Corporate Finance, vencida pela Petrobras.
A revista recebeu indicações de escritórios de advocacia ou empresas que finalizaram operações entre dezembro de 2009 e novembro de 2010. A equipe editorial seleciona os vencedores com base nas informações e reportagens realizadas ao longo do ano, consultando especialistas quando necessário. São avaliados a ousadia dos negócios e a criatividade demonstrada pelos advogados para a realização destas operações.
Do ponto de vista jurídico, a operação envolveu diversas questões societárias em ambientes legais distintos, uma vez que era preciso atender tanto a legislação brasileira quanto a norte-americana. A oferta de ações envolveu as bolsas de São Paulo e Nova Iorque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário