Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 12 de abril de 2011

Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá conquista recursos da Finep

O Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT-Guamá) foi o único da Região Norte aprovado na seleção pública de propostas para apoio a parques tecnológicos, realizada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia. O PCT-Guamá, que está entre os 12 parques vencedores, é uma iniciativa da Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect).

De acordo com Antônio Abelém, diretor-presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia do Guamá, a conquista dos R$ 6 milhões no edital da Finep significa "incrementar a competitividade do PCT-Guamá através da gestão inteligente ambiental e tecnológica do parque, de modo a proporcionar aumento de competitividade das empresas e laboratórios lá instalados, redução de custos com serviços associados, maior valor agregado ao produto, novas oportunidades de negócios e boa reputação para as empresas parceiras, identificadas como ecologicamente corretas".

Atualmente, as etapas de pavimentação e calçamento das vias, os sistemas de esgotamento sanitário e iluminação pública, o pórtico de entrada, a instalação de cabos de telefonia, de fibras ópticas e do reservatório de água estão sendo finalizados. Mas o Parque já está funcionando, com a implantação de alguns empreendimentos, como o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), o Laboratório de Qualidade do Leite e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

As empresas e laboratórios poderão se "hospedar" no Parque, em lotes ou em salas, por meio de editais, que serão amplamente divulgados. O primeiro edital já foi lançado e o Instituto Tecnológico Vale (ITV) foi o vencedor.

Para este ano estão previstos o lançamento de mais dois editais para ocupação de lotes, além da conclusão do Condomínio Empresarial que abrigará salas com a infraestrutura básica, que servirão para hospedar laboratórios e micro e pequenas empresas. Ao todo, serão oferecidos cerca de 50 lotes e 72 salas


Nenhum comentário:

Postar um comentário