Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Luz para Todos já levou energia elétrica a cerca de 25 mil famílias indígenas

O Programa Luz para Todos, do governo federal, já levou energia elétrica para mais de 2,7 milhões de domicílios do meio rural brasileiro. Por todo o país cerca de 13,6 milhões de pessoas saíram da escuridão. Entre elas 24,4 mil famílias indígenas, que representam mais de 122 mil índios que até o início das obras do Luz para Todos, em 2004, não usufruíam de nenhum benefício proporcionado pelo acesso à energia elétrica.

Para atender às comunidades indígenas, o Luz para Todos, por meio de seus Comitês Gestores Estaduais, vem articulando uma rede de parceiros, entre eles a Funai, a Funasa e as secretarias dos Governos Estaduais, que, em conjunto com associações e  lideranças indígenas (caciques, pajés, professores e agentes de saúde indígena) de várias aldeias identificam a demanda e definem a implantação da energia para esses povos, o que requer uma atenção especial e diferenciada.

Percorrendo os estados brasileiros, verifica-se que várias comunidades já foram atendidas pelo Luz para Todos. Por exemplo, os índios da aldeia Barra Velha, no município de Porto Seguro, Bahia, comemoram a chegada da energia elétrica. Além de possibilitar conforto para os índios em suas casas e levar benefícios para a agricultura e a pesca, a chegada da energia elétrica foi essencial para melhorias na escola e no posto de saúde.

 Antes da chegada da energia, o posto de saúde funcionava com motor de gerador, precariamente. Além do custo alto, a energia com o gerador era fraca. “Antes a gente tinha um frigobar porque o motor não aguentava uma geladeira. Hoje é diferente.”, diz o morador da aldeia, Zezito Pataxó.

A escola, que atende cerca de 600 alunos com idade a partir dos 5 anos, só  funcionava durante o dia e os alunos só estudavam até a 4°série, depois tinham que ir para o município terminar os estudos. Hoje eles não precisam mais sair da aldeia. A escola também funciona à noite e tem sala de informática, televisão e aparelho de DVD. “Recebemos do governo o kit com aulas de telecurso e hoje utilizamos com os alunos do ensino médio”, diz Pataxó.

De norte a sul do país, muitas mudanças estão acontecendo na zona rural. Mudanças proporcionadas a partir da chegada da energia elétrica, melhorando a qualidade de vida e oferecendo mais dignidade aos moradores do campo.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário