Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 25 de abril de 2011

IAP lança prêmio de Artes Literárias 2011


O Governo do Estado do Pará, através do Instituto de Artes, lança no dia 5 de maio, o edital do "Prêmio IAP de Artes Literárias 2011", que, este ano, se apresenta em cinco categorias: conto, romance, dramaturgia, ensaio e poesia.

Os originais de cada participante serão submetidos a uma comissão julgadora, que indicará e premiará os vencedores. O IAP publicará, em formato de livro tradicional, até 10 obras, dentro da coleção especial "Edições Culturais", com tiragem de 500 exemplares para cada título, não sendo necessariamente obrigatória a escolha de até duas obras de cada categoria.

A primeira tiragem de cada texto premiado será dividida entre o IAP e os autores vencedores, na proporção de 40% para o primeiro e 60% para os segundos. Os exemplares pertencentes ao instituto serão destinados à divulgação institucional da obra e doação às bibliotecas públicas.

O autor poderá concorrer em vários gêneros simultaneamente, mas somente uma obra, em apenas um dos gêneros referidos no Edital poderá ser selecionada. Eles serão os únicos detentores dos direitos autorais de suas obras, podendo livremente optar por novas edições, em qualquer editora. Não haverá premiação nos gêneros literários para os quais não houver obra selecionada.

O "Prêmio IAP", nas cinco categorias, homenageia os seguintes escritores paraenses ilustres: Maria Lúcia Medeiros - Prêmio Conto; Haroldo Maranhão - Prêmio Romance; Nazareno Tourinho - Prêmio Dramaturgia; Vicente Salles - Prêmio Ensaio; e Max Martins - Prêmio Poesia.

O lançamento do edital acontece em meio a um coquetel, com a participação dos escritores vivos homenageados e com os familiares dos escritores já falecidos. O presidente do IAP, Heitor Pinheiro, disse que o "Prêmio IAP de Artes Literárias 2011" é mais um "avanço nas políticas públicas de apoio e aperfeiçoamento artístico de talentos consagrados e novos talentos da literatura de qualidade que é feita no Pará".

Ele ressalta, ainda, que o "IAP está de portas abertas para toda a classe artística não só de Belém, mas de todo o Pará... Nossa meta é atingir todos os municípios paraenses. Essa é uma determinação de governo", finalizou.





Nenhum comentário:

Postar um comentário