O primeiro voo experimental de um avião de passageiros movido a bioquerosene produzido através da cana-de-açúcar está em fase de testes pela Embraer e pela Companhia Azul. O projeto ganhou novo estímulo com a assinatura de uma parceria com os Estados Unidos, que dará impulso ao desenvolvimento de bioquerosene de aviação.
Os americanos são os maiores consumidores de querosene no setor aeroviário do mundo, o que coloca em jogo a disputa por um mercado estimado em 300 bilhões de dólares. O Presidente dos EUA, Barack Obama, tem planos para diversificar fontes de combustível, tornando o país menos dependente dos combustíveis fósseis.
O biocombustível que a Embraer utilizará em seus aviões comerciais, da família E-Jets, está em fase adiantada de desenvolvimento. A empresa iniciou as pesquisas sobre o uso de biocombustíveis em 2007 e formou importantes parcerias ao longo do projeto.
Para as companhias aéreas, o combustível renovável pode representar mais segurança diante da variação do preço do petróleo, pois, o querosene de aviação responde por 30% a 40% dos custos. O primeiro voo teste com o bioquerosene está previsto para acontecer no primeiro semestre do ano que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário