Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dinamarca é referência em turismo ecológico

A Dinamarca já ficou famosa por sediar a COP 15 (Conferência Climática da ONU) e por possuir uma das melhores cidades para ciclistas do mundo, a capital Copenhague. Mas, os itens verdes não param por aí e estão em boa parte da política e do turismo dinamarquês.

A prova de que o país se preocupa realmente com a sustentabilidade e bem-estar de seus habitantes e visitantes é o formato que domina entre os hotéis.Somente em Copenhague, 58% dos edifícios hoteleiros possuem a certificação “Green Key”, que comprova que a rede reaproveita água, utiliza energia solar e oferece alimentos sem agrotóxicos aos seus hóspedes.

Como não poderia faltar, em uma cidade que é conhecida como a melhor para os ciclistas, grande parte dos hotéis oferece serviço de locação de bicicletas. Assim, os turistas conseguem trafegar sem dificuldades por todo o município. A estrutura é tão segura e eficiente, que interliga as ciclovias ao metrô, deixando o trajeto mais rápido do que de carro, e os usuários podem deixar as bikes soltas na porta de casa ou da estação sem preocupações com roubos.

Para os mais sedentários, que não costumam levar uma vida sobre as duas rodas e sem motor, existe a opção de táxis elétricos. Os carros são sinalizados pela cor verde, garantindo que o usuário não contribuirá para as emissões de gases de efeito estufa geradas a partir de combustíveis fósseis automotivos.

O país ainda é exemplo na produção de energia renovável, tendo 20% de toda a sua eletricidade obtida a partir da força dos ventos, através de fazendas eólicas. “As políticas ambientais são propostas por todos os partidos, dos conservadores aos socialistas”, explica Kristian Wederkinck, apresentando um modelo político que serve de exemplo para muitos outros países, que querem ser, pelo menos, um pouco parecidos com o mais sustentável da Europa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário