Chumbo força evacuação total
A maioria de seus habitantes já foi embora, a escola está fechada e o governo local desapareceu. A começar desta semana, quase todos os edifícios comerciais que ainda restam em Picher, Oklahoma, serão demolidos.
Mas o proprietário de um dos últimos negócios remascentes na cidade, que está desaparecendo há anos por causa de contaminação por chumbo, não está pronto para partir. "Ainda não é hora", diz Gary Linderman, dono da Old Miner's Pharmacy, no que restou do centro da cidade. "Tenho uma obrigação com as pessoas. Somos todos criaturas de hábitos, e isto poderia perturbá-las".
Além de fornecer prescrições, ele vende salgadinhos, refrigerantes e remédios que não precisam de receita. Linderman não aceitou uma oferta de compra do governo federal, que declarou Picher um lugar perigoso em 1981, e comprou 900 residências e empresas, diz a Msnbc. Equipes destruíram a casa funerária, o restaurante, uma loja de bugigangas e outras estruturas na semana passada.
Além da contaminação com chumbo, Picher sofre em anos recentes dos esgotos de velhas minhas que ameaçam engolir a cidade. Para piorar, há três anos um tornado destruiu 150 casas. A população encolheu de 1640 habitantes em 2000 para um punhado de residentes. A cidade tinha mais de 14 mil habitantes nos anos 1920. Por causa de seu significado histórico, permanecerão de pé no local uma igreja, um museu da mineração, uma casa de leilões e um edifício onde se vendia material para mineração.

Nenhum comentário:
Postar um comentário