O ministro estará na capital paraense amanhã e domingo para acompanhar as ações de combate à dengue na região. O Pará é um dos 16 estados brasileiros com risco muito alto de enfrentar epidemia da doença
Neste sábado, a cidade de Belém recebe a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Ele chega à capital no começo da tarde e segue direto para o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, onde se reunirá com o governador do Estado, Simão Robison, e 30 secretários de Saúde de municípios paraenses para a promoção de ações de mobilização para o combate à dengue. A ideia é verificar os sistemas de prevenção, de controle dos criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, e de atendimento aos pacientes. Além disso, a visita servirá para alertar a população sobre a importância da adoção de medidas para evitar a proliferação do mosquito.
Sob a coordenação do Ministério da Saúde, e com a participação das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde das localidades em alerta, o combate a dengue em todo o país se dará em um esforço interministerial integrado, conforme determinação da presidenta Dilma Rousseff. "Nossa missão será promover iniciativas capazes de prevenir e controlar a doença, bem como garantir atendimento de qualidade, em tempo adequado, para a população acometida pela dengue", destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Os novos dados da ferramenta Risco Dengue, divulgados no último dia 4 em Brasília, revelam que 16 estados do país apresentam risco muito alto de enfrentar uma epidemia da doença neste começo de ano. É o caso do Pará, Acre, Amazonas, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Na próxima semana, o ministro e os secretários de saúde desses estados se reúnem em Brasília para discutir ações de combate.
Além do encontro com os secretários estadual e municipais de Saúde do Estado, está prevista ainda para domingo a visita do ministro e de sua equipe às instalações do Hospital Universitário João de Barros Barreto.
Situação – Componente do Risco Dengue, o Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) indica a seguinte situação nos municípios paraenses que encaminharam dados atualizados ao Ministério da Saúde: Confira a agenda do ministro.
16h50 – Reunião com o Governador do Estado
Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
Travessa Alferes Costa, s/nº - Pedreira
17h50 – Atendimento à Imprensa
18h50 – Homenagem – Medalha Francisco Caldeira de Castro Branco Prefeitura Municipal de Belém Praça D. Pedro II, s/nº – Palácio Antonio Lemos – Cidade Velha
Nenhum comentário:
Postar um comentário