Acre discute planos municipais e estadual de livro e leitura
Durante o encontro, Ministério da Cultura apresenta
as políticas e ações da área
as políticas e ações da área
Começa hoje (7 de dezembro) o 1º Fórum Acreano do Livro, Leitura e Literatura, que discutirá com a sociedade as diretrizes para os Planos Municipal e Estadual do Livro e Leitura. O evento, que ocorre até quinta-feira (9 de dezembro) é uma parceria entre a Câmara Temática de Literatura e o Governo do Estado do Acre.
Desde 2006, o país tem seu Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), que compõe as diretrizes de uma política para o setor, abrangendo ações tanto do Ministério da Cultura (MinC) e do Ministério da Educação (MEC). A meta do governo federal é que estados e municípios também construam seus planos. Para isso, estão programadas discussões, dentro do projeto Mais Livro, Mais Leitura nos estados e municípios, em diversas cidades brasileiras
As reuniões são o início de um processo de discussão para a elaboração dos planos, que são políticas de Estado. A partir dos fóruns, a sociedade civil e governos começam uma articulação para a instituição do Plano Municipal de Livro e Leitura (PMLL) e do Plano Estadual de Livro e Leitura (PELL).
O encontro em Rio Branco apresentará o PNLL e seus resultados, além das ações de livro e leitura realizadas tanto pelo MinC quanto pelo MEC. Na ocasião também será realizada oficina sobre a construção do plano. Grupos de trabalho irão discutir os quatro eixos no PNLL (democratização do acesso, fomento à leitura e formação de mediadores, valorização da leitura e comunicação e desenvolvimento da economia do livro).
"O Plano Nacional do Livro e Leitura só ganhará ressonância e efetividade se estados e municípios abraçarem as mesmas preocupações, criando as condições para que a política do setor seja implantada", afirma Maria Helena Signorelli, coordenadora-geral da Economia do Livro da Diretoria de Livro, Leitura e Literatura, que irá ao encontro representando o Ministério da Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário