Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Calor diminui em Buenos Aires, mas estado de alerta é mantido


A previsão de trégua no forte calor na província de Buenos Aires fez com que as autoridades argentinas alterassem nesta quarta-feira (29/12) o alerta vermelho e decretassem alerta laranja. O alerta laranja significa efeito "moderado para alto" sobre a mortalidade. Segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), a situação deve melhorar hoje e amanhã. Há previsão de ventos leves, e a temperatura deve oscilar entre 22 e 33 graus.

Nos últimos dias, os dez milhões de moradores da província de Buenos Aires sofreram com as altas temperaturas, que causaram cortes de energia elétrica e de fornecimento de água devido à alta do consumo. A temperatura se aproximou dos 40 graus, afetando também pessoas saudáveis e não apenas idosos e crianças. Por conta do calor, foi registrado um aumento de 30% das consultas pediátricas nos hospitais da província de Buenos Aires, segundo o jornal argentino Página 12. 
 
O ministro da Saúde, Juan Manzur, pediu à população que "na medida do possível evite se expor aos raios solares e que consuma água abundantemente", levando em conta que "as temperaturas elevadas se manterão durante a semana", apesar da diminuição prevista.
 
Demanda de energia
A onda de calor fez com que fosse batido um "recorde histórico" de demanda elétrica, segundo empresas do setor, ao ponto que em diversos bairros de Buenos Aires houve nos últimos dias cortes de energia por sobrecarga das redes.

A Edenor, uma das distribuidoras de energia de Buenos Aires, fez um apelo à população para que "faça um uso racional da energia elétrica" enquanto a temperatura não diminuir, informou a agência de notícias Efe.

Para a época do ano, este calor é um fenômeno habitual: "Normalmente para os finais da primavera e começo do verão se acentuam as correntes quentes vindas do centro e sul do Brasil e do Paraguai, que entram na Argentina", explicou Miriam Andreoli, porta-voz do SMN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário