A Fia está pedindo aos professores de auto-escolas que avaliem a eficiência com a qual seus alunos dirigem e mudam marchas, depois que um estudo revelou que as chamadas práticas de ecodireção, como acelerar e brecar com mais suavidade, podem produzir meios mais eficazes de reduzir as emissões de CO2 causadas pelos transportes.
A montadora italiana publicou uma série de recomendações ao dirigir, junto com os resultados de um estudo que analisou padrões de comportamento de 5700 motoristas europeus, usando tecnologia capaz de monitorar automaticamente seus hábitos na direção.
O partipante médio do estudo cortou seu consumo de combustível em 6% nos primeiros 30 dias do estudo, o equivalente a uma economia de 2 toneladas de CO2 por ano, ou uma economia de cerca de R$ 1200,00 na conta de combustível. Os melhores motoristas chegaram a uma economia de 16%, ou de R$ 3.600,00 na conta.
A Fiat acredita que se todos na União Européia adotassem práticas de ecodireção, a Europa poderia evitar emissões de CO2 equivalentes a 50% da pegada anual de carbono de Portugal. A montadora agora pede que motoristas, a indústria e governos incentivem a consciência da ecodireção, informa o Business Green.
Nenhum comentário:
Postar um comentário