“Graças à abertura do mercado para pequenos investidores, ações que pagam dividendos e têm pouca volatilidade são opções para quem quer fazer uma poupança lucrativa na Bolsa com o benefício do fim do ano e garantir até 12% de lucro anual mais a variação das ações”
Investir parte ou totalidade do 13° Salário, é uma boa alternativa para garantir uma renda extra durante o ano todo. Muitas são as opções, poupança, previdência privada, CDB, enfim, mas há uma outra forma bastante lucrativa e com pouco risco dentro da Bolsa de Valores, são as chamadas ações que pagam dividendos.
Estes ativos geralmente possuem pouca volatilidade na Bolsa de Valores, o que garante um risco mais baixo entre outros negociados no mercado e garantem lucros superiores as chamadas rendas fixas. “Em comparação à Poupança, que paga anualmente cerca de 7% ao ano, as ações que pagam dividendos chegam até 12%, além da valorização dos ativos na Bolsa”, afirma Carlos Martins, agente autônomo de investimentos autorizado pela CVM e autor do livro “Os Supersinais da Análise Técnica”, que faz parte da Coleção Expo Money 2010.
De acordo com o especialista, para 2011 os papéis do setor de energia elétrica são uma boa pedida. “Com o crescimento do PIB aumenta a demanda por energia em todos os setores, seja residencial ou comercial”.
Ao contrário do que muitos pensam não é preciso investir fortunas. A Bovespa hoje é o lugar mais indicado para o pequeno investidor, pois possui mecanismos e sistemas que possibilitam transparência e agilidade nas negociações, além de fiscalizar as empresas e exigir certificações de corretoras e bancos que oferecem serviços de corretagem ao investidor.
Hoje você pode investir com lotes de 100 ações ou então comprar apenas uma única ação, ou seja, com R$ 20,00 já é possível começar a fazer uma poupança na Bolsa de Valores. Como estas ações oscilam pouco na Bolsa, é uma excelente oportunidade de fazer o dinheiro trabalhar para você. Sem contar que o investidor pode reinvestir os valores recebidos pelos dividendos aumentando ainda mais seus lucros.
Graças à tecnologia, hoje o pequeno investidor pode começar a operar na Bolsa de Valores de forma muito rápida. “A pessoa abre uma conta em uma corretora por e-mail, envia as informações necessárias digitalizadas pela Internet, encontra as melhores empresas para investir no próprio site da corretora e compra e vende suas ações com apenas um clique.”, garante Carlos.
Além disso, caso suas ações subam na Bolsa é possível vendê-las e depois comprá-las por um preço mais baixo e ainda garantir o pagamento dos dividendos. A única coisa que o investidor precisa é estar atento as datas em que estes papéis efetuam a divisão do lucro entre os acionistas e garantir que estas ações estejam em sua carteira neste dia.
“Investir parte do 13° Salário neste tipo de papel é uma forma de garantir durante o ano uma lucratividade expressiva. Empresas boas que se valorizam e pagam dividendos podem, em alguns anos, tornar-se uma fonte de receita importante nas suas finanças, complementando ou substituindo o seu salário. E tudo depende de uma decisão bem tomada com o dinheiro extra do fim de ano, tudo o que o investidor precisa fazer é começar”, orienta o especialista Carlos Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário