Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Discutir a valorização do meio ambiente na sala de aula pode render prêmios


Atividades voltadas à valorização da biodiversidade desenvolvidas em sala de aula podem concorrer a prêmios. O Concurso Cultural Ano Internacional da Biodiversidade - refletir, agir e preservar!, promovido por Edições SM, se propõe a escolher os melhores projetos de atividades escolares vinculadas à conscientização de estudantes e à reflexão sobre temas como os Biomas – conjunto de diferentes comunidades biológicas (flora e fauna) que interagem entre si, formando o que chamamos de meio ambiente. Como prêmio, os professores responsáveis pelos projetos ganham uma viagem para conhecer projetos nacionais de biodiversidade, além de um kit de livros e DVDs sobre o tema.
O concurso busca reconhecer projetos que permitam aos alunos a realização de "diagnósticos socioambientais", importantes instrumentos para se conhecer o patrimônio ambiental de uma comunidade. Ele corresponde ao conjunto de atributos materiais e imateriais que a constituem, representando tudo aquilo que faz parte do cotidiano da comunidade e que foi construído ou apropriado por ela ao longo de sua história, desde seus recursos naturais até suas construções e seus usos, memórias, costumes.
O Concurso Cultural Ano Internacional da Biodiversidade - refletir, agir e preservar! é voltado aos professores do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e está com inscrições abertas até 15 de novembro, nas categorias Água, Biomas e Mudanças Climáticas.
Essa iniciativa faz parte de um projeto maior, a Campanha da Biodiversidade, uma ação que visa reunir e disponibilizar recursos para contribuir com o trabalho de sensibilizar crianças e jovens sobre os problemas ambientais. Foi inspirada na declaração de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, feita pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para Edições SM, a atenção voltada ao tema representa uma oportunidade de promover uma reflexão mais ampla a respeito da importância vital da biodiversidade para o bem-estar e para a sobrevivência da espécie humana – e a escola é um espaço essencial para a formação da consciência ambiental.
A campanha reúne e disponibiliza conteúdo sobre o tema no site www.campanhadabiodiversidade.com.br. Nele, os professores encontram sugestões de atividades para diferentes disciplinas e níveis de ensino, assim como indicação de recursos complementares: sites, blogues, vídeos e outros materiais para enriquecer o debate. Profissionais da educação também podem contribuir com informações, conteúdo e links, intensificando a troca de experiências através do site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário