Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

No campus avançado da UFPA em Tucuruí, a primeira formatura do curso de engenharia

Após cinco anos de estudo, 41 formandos de engenharia elétrica e engenharia civil da Universidade Federal do Pará - UFPA, estão prontos para entrar no mercado de trabalho, graças à parceria firmada entre a UFPA e a Eletrobras Eletronorte, responsável pela infraestrutura universitária em Tucuruí (PA).

A formatura será realizada neste dia 26 de agosto, no Centro Cultural da Usina Hidrelétrica Tucuruí. Confirmaram presença na cerimônia, o presidente da Eletrobras, José Antonio Muniz Lopes, o diretor-presidente da Eletrobras Eletronorte, Josias Matos de Araujo, e o diretor de Produção e Comercialização, Wady Charone Junior.
 
Desde 2005, quando a Universidade se instalou em Tucuruí, a Eletrobras Eletronorte já investiu cerca de R$ 5 milhões para garantir estudo de qualidade e a formação de bons profissionais. O convênio firmado com a UFPA prevê investimentos totais da ordem de R$ 10 milhões até 2014.

Os recursos são utilizados pela Eletrobras Eletronorte para a contratação de professores qualificados; compra de equipamentos para os laboratórios técnicos; doação de livros para a biblioteca; e reforma dos alojamentos para alunos. Somados a esses recursos financeiros, a Empresa coloca à disposição da Universidade toda sua infraestrutura tecnológica e de suporte educacional, como a realização de visitas monitoradas à Hidrelétrica e de cursos no centro de treinamento da Usina. Os alunos também cumprem as horas obrigatórias de estágio nas instalações da Empresa.

Atualmente, a UFPA tem 390 alunos frequentando regularmente os cursos de engenharia elétrica, engenharia civil e engenharia mecânica no campus avançado de Tucuruí. Dentre eles, 45 são empregados da Eletrobras Eletronorte. A estratégia adotada pela Empresa incentiva a permanência dos profissionais na cidade, contribuindo para a manutenção da renda de muitas famílias, e do conhecimento científico e técnico a favor da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário