Empresas do setor de tecnologia vivem momento favorável
A 11ª. edição do ranking das 100 Marcas Globais Mais Valiosas confirma o sucesso atual das empresas de tecnologia nas áreas de computação e serviços de internet. Entre as 10 empresas mais valiosas em 2010, metade pertencem a esta área. E entre as que encabeçam a lista – com exceção da Coca-Cola que é a número um desde o primeiro ranking – estão a IBM , a Microsoft e o Google. Do ranking, as marcas que tiveram os maiores ganhos em seu valor no último ano são reconhecidas empresas de tecnologia: Apple (+37%), Google (+36%) e BlackBerry (32%). A Apple aumentou o valor da marca usando o buzz marketing em torno lançamentos de novos produtos e o carisma de Steve Jobs para dar explicações em público sobre o defeito na antena de seu iPhone4. O BlackBerry continua a ser o smartphone mais popular para os executivos, apesar da pressão da Apple.Também obtiveram ganhos expressivos as empresas do setor financeiro J.P.Morgan (+29%) e Allianz (28%) por terem conseguido sair da crise com a reputação intacta e em claro movimento de recuperação. No grupo das marcas que perderam valor está a Harley Davidson que caiu (-24%). Entre outras razões, em tempos de crise, a legendária motocicleta se tornou uma compra irrelevante. A Toyota (-16%) cuja marca era sinônimo de eficiência e confiança foi fortemente impactada por um recall anunciado em janeiro envolvendo diversos modelos defeituosos. A Nokia (-15%) reagiu muito lenta à invasão dos smartphones. A Dell (-14%) vem enfrentando dificuldades com o desenvolvimento de sua marca e sub-marcas. O Citi, com perda de (-13%), estava entre as instituições financeiras mais impactadas pela crise econômica de 2008. "A grande mudança que percebemos neste ano é que a relação entre marcas e clientes têm mudado irrevogavelmente. E o motor da mudança é o comportamento do consumidor; menos fiel e mais cético em relação às marcas", diz Alejandro Pinedo, diretor geral da Interbrand no Brasil. Esse consumidor pode optar por comprar um iPad ao invés de um laptop, pode usar uma pasta de dente de marca própria e misturar uma saia da rede espanhola Zara e luxuosíssimos sapatos Christian Louboutin. E quando quer obter informações sob um produto pesquisa na rede, confere as opiniões dos usuários em fóruns e blogs, participa de midias sociais. Para as marcas, passa a ser corriqueiro viver sob o constante estresse da escolha e da crítica do consumidor. Esse consumidor pode optar por comprar um iPad ao invés de um laptop, pode usar uma pasta de dente de marca própria e misturar uma saia da rede espanhola Zara e luxuosíssimos sapatos Christian Louboutin. E quando quer obter informações sob um produto pesquisa na rede, confere as opiniões dos usuários em fóruns e blogs, participa de midias sociais. Para as marcas, passa a ser corriqueiro viver sob o constante estresse da escolha e da crítica do consumidor. "A complexidade deste novo cenário é inegável, mas as marcas que agirem com autenticidade e clareza sairão em vantagem no caminho da construção de uma marca sólida", diz Pinedo. A Interbrand, consultoria de gestão de marcas, publica o ranking das 100 maiores marcas – o Best Global Brands - baseada em uma metodologia exclusiva. O valor da marca é uma representação financeira do que a marca significa para os ganhos de uma empresa. O cálculo leva em conta três fatores: os ganhos financeiros obtidos pelas empresas com suas marcas, a preferência dos consumidores pela marca e estimativas sobre a capacidade da marca de gerar ganhos no futuro. Todas as marcas que integram o ranking devem ser empresas de capital aberto, com dados financeiros publicados e um terço de seu faturamento realizado fora do país de origem. A íntegra do Best Global Brands 2010 está disponível, juntamente com análises e metodologia, em http://www.thebestglobalbrands.com. As dez marcas mais valiosas 1. Coca-Cola: US$ 70,4 bilhões 2. IBM: US$ 64,7 bilhões 3. Microsoft: US$ 60,8 bilhões 4. Google: US$ 43,5 bilhões 5. GE: US$ 42,8 bilhões 6. McDonald´s: US$ 33,5 bilhões 7. Intel: US$ 32 bilhões 8. Nokia: US$ 29,4 bilhões 9. Disney: US$ 28,7 bilhões 10. HP: US$ 26,8 bilhões Fonte: Interbrand – Best Global Brands 2010 O valor das marcas em 2010 • As que mais ganharam • Apple +37% • Google +36% • BlackBerry +32% • J.P. Morgan + 29% • Allianz +28% • As que mais perderam • Harley Davidson -24% • Toyota -16% • Nokia -15% • Dell -14% • Citi -13% Fonte: Interbrand – Best Global Brands 2010 |
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