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quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL CHEGA AO SETOR AUTOMOTIVO

Por Mauricio Prado Alves*

A realidade sustentável, presente em diversas atividades comerciais, chegou ao setor automotivo com a implantação de programas de gestão ambiental nas atividades diárias das concessionárias.  Pela própria atividade potencialmente poluidora, a prática vem se tornando tendência no setor e torna-se fundamental, já que atende às legislações ambientais, como a Política Nacional de Meio ambiente, lei de crimes ambientais e outras legislações nas esferas estaduais e municipais.

Ao aderir à implantação de um programa de gestão ambiental, as empresas do setor automotivo demonstram não apenas seus esforços para cumprir com as regras legais ambientais e gerar o menor impacto possível ao seu redor e ao meio ambiente, mas mostram que estão em consonância com o crescente apelo do consumidor, que opta cada vez mais por serviços e produtos de melhor qualidade ambiental.

 Para ser considerada uma atividade adequada dentro dos padrões ambientais alguns fatores são avaliados, como: a redução de consumo de energia elétrica, o aproveitamento de água de chuva, a utilização de insumos que não degradem o meio ambiente e, principalmente, a destinação adequada de todos resíduos gerados.

 Pela avaliação da Servmar Ambiental e Engenharia, especialista no tema e responsável pelo projeto piloto implantado na Toriba Veículos (VW) e Sampa Motors (Honda), o programa de gestão ambiental traz ganhos para todos os envolvidos: o concessionário agrega valor ao produto e ao serviço devido à grande aceitação do consumidor, que se sente mais confortável em entregar seu carro para reparos em um local que leva a sério a questão ambiental. Outro ponto positivo é a segurança do desempenho das atividades diárias, sem gerar nenhum passivo ambiental.

Mesmo em uma escala ainda pequena, já há modelos de gerenciamento de resíduos que demonstram o sucesso da iniciativa, como o piloto desenvolvido pela Servmar nas duas concessionárias. O trabalho consistiu em visitas técnicas às instalações com objetivo de realizar um diagnóstico ambiental e de elaborar um plano de gerenciamento de resíduos. A ideia é abastecer as empresas com as diretrizes necessárias para adequação das legislações ambientais e, consequentemente, uma melhor qualidade ambiental de suas atividades.

 Ao atender a esses parâmetros ambientais, a Sampa Motors foi beneficiada por um certificado fornecido pela Honda, que constatou o atendimento dos requisitos ambientais, como o gerenciamento adequado dos resíduos e redução dos impactos ambientais através do compromisso das melhorias contínuas de seus processos.

Quanto ao questionamento do investimento, o que aparentemente pode parecer alto, os recursos destinados aos programas de gestão ambiental se comprovam necessários e efetivos, com benefícios diretos. Além do ganho ambiental e de imagem no mercado, os custos do gerenciamento de resíduo passam a ser pequenos quando comparados às sanções que as empresas podem sofrer e às penalidades fixadas em lei, como de crime inafiançável, que responsabilizam diretamente os diretores das concessionárias.

 Diante desse cenário de ganhos comerciais, sociais e ambientais, a adoção a um programa de gestão ambiental se torna uma exigência cada vez mais presente entre as empresas do setor. Além de se tornar uma ação imprescindível para tornar o planeta mais saudável.

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