Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 3 de abril de 2012

Oceano pode estar aquecendo há mais de 100 anos

Análise comparativa de novo estudo da Universidade da Califórnia revela que nos últimos 135 anos temperatura do mar aumentou 0,33°C em média e 0,59°C na superfície, oferecendo novas informações sobre a elevação do nível do mar

Uma pesquisa do Instituto Scripps de Oceanografia da Universidade da Califórnia (UC) em San Diego traz novos dados que poderão ajudar a esclarecer o aumento do nível do mar que ocorre desde o século XIX e alguns aspectos das mudanças climáticas. Nesta semana, a instituição apresentou um estudo que revela que o aquecimento das temperaturas oceânicas é mais antigo do que se acreditava.

De acordo com a pesquisa, publicada no periódico Nature Climate Change, a elevação das temperaturas marinhas vem ocorrendo há cerca de 135 anos, e em uma taxa duas vezes maior do que a estimada anteriormente.

Para chegar a essas conclusões, a equipe do Instituto Scripps fez uma análise comparativa entre informações coletadas atualmente pelo Programa Argo, que conta com sondas flutuantes em 3.500 pontos nos oceanos, e dados recolhidos pela expedição do navio HMS Challenger, ocorrida entre 1872 e 1876.

O exame revelou que durante esse período de mais de um século, a temperatura oceânica sofreu um aumento médio de 0,33°C, atingindo uma elevação de 0,59°C na superfície marinha (até 700 metros). Já em faixas mais profundas (abaixo de 900 metros), a temperatura subiu 0,12°C.

Mesmo com as imprecisões e os erros cometidos nas medições feitas no século XIX, como falhas nas leituras e problemas nos instrumentos, a análise possibilitou que os cientistas de hoje concluíssem que o aquecimento dos oceanos vem ocorrendo há mais tempo do que os cerca de 50 anos imaginados anteriormente, e que além disso as taxas desse aquecimento são o dobro do que o esperado.

“A importância desse estudo não é apenas que vemos uma diferença de temperatura que indica aquecimento em uma escala global, mas que a magnitude da mudança de temperatura desde 1870 é o dobro do que a observada nos últimos 50 anos. Isso sugere que a escala de tempo para o aquecimento do oceano não é apenas dos últimos 50 anos, mas pelo menos dos últimos 100 anos”, explicou Dean Roemmich, físico oceanógrafo da UC de San Diego.

Roemmich observou que os resultados do estudo ajudarão a elucidar algumas questões relacionadas às mudanças climáticas e ao aumento do nível do mar, que, entre outras causas, ocorre devido à dilatação da água que acontece quando as temperaturas sobem.

“A temperatura é um dos descritores mais fundamentais do estado físico do oceano. Além de simplesmente saber que os oceanos estão aquecendo, [os resultados] nos ajudarão a responder algumas questões climáticas. O aquecimento do oceano já foi ligado anteriormente ao derretimento glacial e ao descoramento massivo de corais”, comentou Roemmich ao portal LiveScience.

O pesquisador também acredita que as conclusões terão implicações importantes para entender a absorção de calor pelos oceanos. Estudos anteriores revelaram que a Terra tem absorvido mais calor do que está irradiando, e que 90% desse excesso de calor que está sendo acrescentado ao sistema climático desde a década de 1960 tem sido armazenado nos oceanos.

“Então isso significa que as temperaturas oceânicas são provavelmente a medida mais direta que temos do desequilíbrio energético de todo o sistema climático”, finalizou Roemmich.

Um comentário:

  1. Essa pesquisa revela nossas atitudes impensadas, e nossa irresponsabilidade perante a natureza, um fato triste mas que devemos dar extrema importância.

    Melk Desentupidora São José dos Pinhais
    http://desentupidoramelk.com.br/

    ResponderExcluir