Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Novo método contraceptivo é exposto à comunidade médica

A comunidade médica tem manifestado crescente interesse em dominar a técnica do mais avançado método contraceptivo permanente, conhecido como Essure, que é produzido nos Estados Unidos e já está disponível no Brasil. 

Exposições práticas sobre o procedimento com um simulador, apresentando seus benefícios e indicações, são realizadas para médicos e alunos dos cursos de Ginecologia e Histeroscopia de todo o Brasil. Na última oportunidade, durante a 6ª Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP – FMUSP, o Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sob a coordenação dos Profs. Drs. Edmund C. Baracat, Walter Pinheiro e Marcelo Zugaib, apresentou a novidade aos seus alunos. 

Diferente da laqueadura tradicional, o Essure pode ser realizado em ambulatório e dura poucos minutos. O método consiste em um microimplante macio e flexível de apenas quatro centímetros em titânio e níquel (materiais que apresentam excelente compatibilidade com o organismo) que, introduzido pela vagina através de um equipamento extremamente fino (histeroscópio), é colocado em cada uma das tubas uterinas, sem cortes, sem internação, sem a necessidade de afastamento das atividades diárias e sem liberação de hormônios. 

Nas semanas que se seguem ao procedimento, o corpo e os microimplantes trabalham juntos para formar uma barreira natural que impede que o espermatozoide alcance o óvulo. Por esse motivo, durante os três primeiros meses a paciente deve continuar a usar outra forma de contracepção. 

Após este período, é realizada uma radiografia simples da pelve e, confirmada a oclusão, não é mais necessário o uso de outro método contraceptivo. Assim como qualquer outro procedimento médico, as pacientes devem procurar profissionais capacitados e treinados para a realização do procedimento. 

No Brasil, poucas são as mulheres que têm o conhecimento deste método revolucionário. Na Europa e Estados Unidos, mais de 600 mil mulheres já optaram pelo método, cuja eficácia é de 99,8%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário