Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Medicina Nuclear mostra detalhes do funcionamento do coração

Médicos debatem Medicina Nuclear na Cardiologia em Salvador 

As doenças cardiovasculares, entre elas a Doença Arterial Coronária (DAC), atingem milhões de pessoas em todo o mundo e são a primeira causa de morte no Brasil. A DAC ocorre quando os vasos sanguíneos que levam oxigênio para o coração se estreitam, podendo fica totalmente obstruídos. Este estreitamento é causado pela aterosclerose que, de modo simples, é o desenvolvimento de placas de gordura nas artérias do organismo, causadas por fatores de risco, como colesterol elevado, hipertensão, tabagismo, diabetes, sedentarismo, obesidade estresse e fatores genéticos. Quando a obstrução fica grave, a enfermidade pode causar dor no peito e até levar ao infarto do miocárdio. 


A circulação do sangue pelos vasos que irrigam o músculo do coração (miocárdio) pode ser estudada através da Medicina Nuclear. Esse estudo permite identificar anormalidades funcionais desses vasos e detectar a chamada isquemia do miocárdio, que resulta do estreitamento dos vasos e indica risco elevado de infarto. 

A Cardiologia é uma das principais especialidades a se beneficiar dos exames da Medicina Nuclear, que ajuda a direcionar o diagnóstico e o tratamento de doenças cardíacas, além de contribuir para a compreensão do funcionamento do coração. 

“Os procedimentos utilizados na Medicina Nuclear fornecem, de maneira não invasiva e através do uso de pequenas quantidades de substâncias radioativas, informações funcionais, complementando os detalhes anatômicos demonstrados por outras técnicas, como o cateterismo”, explica o Dr. Celso Darío Ramos, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN). 

As imagens, obtidas pelos exames de Medicina Nuclear, são úteis no diagnóstico, prognóstico e acompanhamento da DAC. Com base nessas informações, o médico é capaz de decidir com mais propriedade e eficácia o tratamento a ser adotado, o que reflete positivamente sobre a qualidade de vida e a sobrevida do paciente. 

A aplicação da Medicina Nuclear na Cardiologia será debatida no Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, que acontece entre 12 e 14 de outubro de 2012, no Hotel Pestana, em Salvador (BA). Informações no site www.sbbmn.org.br/congresso



Suzi Castanheira (MTb 16985)

Nenhum comentário:

Postar um comentário