Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Honda cria veículo de uma roda só

O Segway já demonstrou a eficácia dos controles robóticos para manter o equilíbrio sobre duas rodas. Agora, a Honda deu um passo adiante criando um veículo com apenas uma roda, o U3-X. Para equilibrar-se e receber comandos do usuário, o monociclo usa tecnologia criada para o robô Asimo. 

Para pilotar o U3-X, basta inclinar o corpo ligeiramente à frente ou em direção a um dos lados. O monociclo responde andando naquela direção. Sua única roda é, na verdade, formada por um grande número de rodinhas em torno de um aro. Quando as rodinhas giram, o monociclo anda de lado. O Veículo possui sensores para evitar quedas. 

Quando gira o aro, ele se desloca para a frente ou para trás. A combinação dos dois movimentos permite andar em diagonal. Uma bateria de lítio fornece energia para os motores elétricos. Segundo a Honda, a carga é suficiente para uma hora de uso. 

O U3-X pesa apenas 10 quilos e tanto o banquinho como os apoios para os pés são dobráveis para facilitar o transporte. A Honda diz que poderá ser usado em aeroportos, shopping centers e prédios corporativos. Um protótipo do U3-X é uma das atrações de uma exposição sobre transporte urbano aberta nesta semana na Cité de L´Architecture et du Patrimoine, o museu de arquitetura de Paris. Mas a Honda não divulgou quando pretende fabricá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário