Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 7 de abril de 2012

Especialista ensina como eliminar ferro da água de poço

A água do poço artesiano do meu sítio não pode ser aproveitada por conter grande quantidade de ferro. Existe algum tipo de filtragem ou uma alternativa para que eu mesmo possa resolver esse problema? 

Normalmente, as águas subterrâneas têm boa qualidade, atendendo aos padrões de potabilidade – identificação para a água de beber (potável).

Para o consumo humano, é necessário apenas que elas passem antes por um processo de desinfecção.

No entanto, é comum encontrar nelas ferro sob a forma de bicarbonato ferroso dissolvido em água, principalmente de captações ocorridas em terrenos antigos e aluviões – locais de baixada. Há diversos métodos para eliminação de ferro em água proveniente de poços artesianos e tubulares.

A escolha de um deles deve ser definida pelo volume de água que se necessita tratar e pela melhor relação custo-benefício e eficiência que apresenta. Um procedimento simples para eliminar o ferro é transformá-lo em óxido férrico, que é um material insolúvel e se precipita. Utilize ar comprimido para retirar a água do poço, o que pode ser feito por meio de um compressor, ou deixando a água cair em um reservatório.

No caso da água ter pH baixo, recomenda-se sua alcalinização, enquanto que concentrações altas de ferro e manganês necessitam de sedimentação. Aplicação de carvão, processo eletrolítico e outros procedimentos são alternativas para uma boa remoção de ferro em águas subterrâneas, porém são tratamentos mais caros.

Globo Rural On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário