Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Chefes de Estado de cem países confirmam presença na conferência do Rio de Janeiro

Cem chefes de Estado já confirmaram presença na Rio+20, a conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável que será realizada em junho. Segundo o embaixador André Corrêa do Lago, negociador-chefe do Brasil no encontro, ainda não é possível confirmar os nomes - é provável que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não esteja entre os nomes confirmados. 

"O que sabemos é que cem chefes de Estado já pediram para discursar na plenária principal da cúpula", disse Corrêa do Lago, durante seminário sobre a Rio+20, em São Paulo. Cerca de 20 países avisaram que seus chefes de Estado não poderão comparecer à conferência e deverão enviar negociadores de "alto nível" como representantes, segundo o embaixador. 

Uma ausência já certa é a do primeiro ministro britânico, David Cameron. A cúpula dos chefes de Estado ocorre entre os dias 20 e 22 de junho, no RioCentro. 

"É inevitável a comparação com a Rio-92", disse o embaixador. Em 1992, a conferência da ONU reuniu 108 chefes de Estado, entre eles o presidente dos Estados Unidos, George Bush, e Fidel Castro, representando Cuba e os países do bloco socialista. 

Até junho, vários eventos paralelos tentam destravar as negociações para o documento final da Rio+20. O chamado "Rascunho Zero" já foi discutido em uma reunião preparatória em Nova York há duas semanas. 

O esforço é melhorar o documento, considerado superficial por grupos de cientistas e ONGs, e chegar a um consenso sobre a economia verde, um dos temas-chave da conferência. 

Esta semana, um evento extra-oficial reunirá cerca de 40 negociadores na quinta-feira e na sexta-feira, no Palácio do Itamaraty, no Rio. 

Segundo Corrêa do Lago, o objetivo do encontro é avançar nos temas do "Rascunho Zero". Virão negociadores dos Estados Unidos, da União Europeia e do bloco Basic (Brasil, África do Sul, Índia, China e Rússia). "Será um encontro a portas fechadas", disse o embaixador. 

Em abril, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, juntamente com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e representantes da área econômica de outros países vão se reunir na sede do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, para discutir temas econômicos que serão destaque na Rio+20. 

Um dos temas que deve entrar em pauta é a formulação de indicadores sociais e ambientais complementares ao PIB (Produto Interno Bruto). O encontro será aberto pelo presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, que fica no cargo até 30 de junho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário