Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 30 de março de 2012

VI Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia

Logomarca do VI Encontro do FORTEC
Belém sedia em abril o VI Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec). É a primeira vez que o evento, cujo objetivo é fomentar a transferência de tecnologia no Brasil e acompanhar a gestão da tecnologia e da inovação nas universidades e nas empresas, acontece na Amazônia. 

Num cenário de contradições, o modelo de desenvolvimento de alto impacto para o ambiente tem causado profundos danos e levado a conflitos socioambientais na Amazônia. Por outro lado, o modelo preservacionista não atende às demandas sociais por sustentabilidade econômica. 

Para os organizadores do VI Fortec, "Superar essa dicotomia utilizando os recursos da floresta, a biodiversidade em novas formas é premente, não apenas para atender às aspirações regionais,como também aos novos desafios do uso do território nacional e da competitividade global na perspectiva dos Negócios Verdes onde a Ciência, Tecnologia e a Inovação têm papel primordial nesse processo. 

Com o tema "Economia Verde, Negócios Sustentáveis", o Fórum é aberto à participação de qualquer instituição que faça pesquisa e produza conhecimento passível de transferência. A visão que norteia o evento e as ações na área é a de que a inovação potencializa o desenvolvimento econômico social e nesse contexto não se deve tratar "a promoção da ciência como ação isolada e sim como ação plenamente integrada a um sistema econômico, social e ecológico". 

Segundo a coordenadora do evento, a pesquisadora do Museu Goeldi, Graça Ferraz, os dois princípios que são observados pelos participantes do Fortec são o "ambientalmente correto e o socialmente justo". Para ela, há necessidade de consolidar no Brasil um processo de certificação para negócios verdes e sustentáveis, bem como critérios para identificar se as empresas obedecem a parâmetros de divisão de renda e condições dignas de trabalho. 

Gestão de Inovação 
Criado em 2006, o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), é um órgão de representação dos responsáveis nas universidades e institutos de pesquisa pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia, incluindo-se, neste conceito, os núcleos, agências, escritórios e congêneres. 

Serviço 
O VI Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia 

(Fortec) acontece em Belém nos dias 17 a 19 de abril de 2012. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de abril. Mais informações no http://www.fabsoft.cesupa.br/fortec2012/

Nenhum comentário:

Postar um comentário