Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 28 de março de 2012

Perdas ambientais e econômicas: temperaturas mais altas podem causar prejuízo de até U$ 2 trilhões aos oceanos

Quanto vale a Natureza? Foi essa a pergunta que o economista Pavan Sukhdev fez para criar a metodologia TEEB (A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade), usada pela ONU para valorar os serviços ambientais prestados pela própria natureza.

De acordo com Sukhdev, muitas vezes a “invisibilidade econômica” impossibilita uma noção mais exata da importância dos bens naturais. E a teoria é comprovada na prática: um estudo publicado recentemente pelo Instituto Ambiental de Estocolmo, por exemplo, afirma que a emissão de gases do efeito estufa pode causar danos anuais de U$2 trilhões aos oceanos.

O relatório, “Avaliando o Oceano”, garante que temperaturas mais quentes causarão a acidificação das águas e a consequente perda de oxigênio, afetando peixes e corais. O aumento do nível dos mares pode aumentar o risco de inundações em países da África e da Ásia.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas consideraram a tendência do aumento da temperatura global, que pode estar 4ºC mais alta até o fim do século. E ressaltam: “O oceano sempre foi visto como algo vasto, inconquistável e inesgotável, mas esta imagem de fartura pode ser seu pior inimigo. A imensa escala oceânica e seu distanciamento da maior parte das nossas vidas diárias contribuiu para seu completo neglicenciamento”.

Quer reduzir as suas emissões de CO2? Clique aqui.
Fontes: Terra e Consciência Ampla

Nenhum comentário:

Postar um comentário