Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 28 de março de 2012

O DESAFIO ESTÁ LANÇADO: SUSTENTABILIDADE NO AGRONEGÓCIO


Nos dias 22 e 23 de março, em Curitiba, a Prof. Dra. Ana Paula Arbache, ministrou curso de Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental no Programa de Formação em Gestão Sindical e em Gestão de Pessoas no Segmento Rural Patronal. O curso foi ministrado a convite do Prof. Francisco Bittencourt, responsável pela coordenação do programa, que é organizado pela Federação da Agricultura do Paraná, sob coordenação local do Prof. José Gabardo.


As contribuições e limites do agronegócio para o país, bem como a atuação dos Sindicatos Patronais e Usinas de cana-de-açúcar e álcool, foram objeto dos debates. O diálogo fértil entre os participantes demonstrou a necessidade de mais colaboração e o estabelecimento de parceiras no setor, principalmente aquelas que podem tornar a cadeia produtiva, mais limpa e sustentável. Entre os projetos desenvolvidos pelos integrantes do curso, destacamos:

a)    Projeto Consciência Alimentar: Treinamento e conscientização para merendeiras. Mais participação da família no projeto e cursos de consumo consciente. Parceira com órgãos que trabalham com cozinha econômica e reaproveitamento de alimentos.
b)    Mulheres no Campo em Ação: Identificação que lideranças femininas que possam mobilizar suas comunidades. Valorização do papel da mulher no sindicalismo e na sucessão de famílias no campo.

c)     Compostagem Residencial: Parceria público-privada para favorecer a coleta do lixo doméstico e criação de uma Usina de Compostagem.

d)    Educação Ambiental: Educar para sustentar - divulgação de educação ambiental nas escolas, em sites e campanhas que favoreçam a reciclagem e a coleta seletiva. Parcerias público-privadas para condução do projeto e premiação do desempenho.

e)    Central de Compostagem Rural: Buscar parcerias para implantação do projeto. Desenvolver campanha em diferentes canais de comunicação. Conscientizar o produtor rural e a população sobre a preservação do meio ambiente, por meio do descarte correto dos resíduos.

f)     Projeto Cisterna: Os sindicatos podem propor a criação de um projeto para captura da água da chuva para vila rural. Utilizar a água da chuva para produção de hortaliças orgânicas, que serão comercializadas na feira organizada pelo próprio sindicato.

g)    Associação de recolhimento de óleo queimado de máquinas agrícolas e oficinas mecânicas. Parcerias com cooperativas, prefeituras e comerciantes de óleo.

h)    Sustentabilidade Sindical: Firmar parcerias com Senar, Emater, bancos, universidades, convênios com comércio local, planos de saúde, entre outros. Com a prestação de um serviço de excelência tornar e manter o sindicato sustentável. 

Por Ana Paula Arbache.

Nenhum comentário:

Postar um comentário