Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 30 de março de 2012

Ministério lança projeto para instalar internet em pequenas cidades

Cidades Digitais vai selecionar 80 municípios para receber banda larga.
Programa prevê o investimento de R$ 40 milhões.

O Ministério das Comunicações lançou nesta quarta-feira (28) o edital para seleção de municípios que farão parte do projeto Cidades Digitais, que vai financiar a instalação de estrutura para internet banda larga.

Serão escolhidas 80 cidades do interior do país, com até 50 mil habitantes, para fazerem parte do projeto. O ministério vai contratar uma empresa que vai instalar a infraestrutura de rede e, depois, as prefeituras ficarão responsáveis pela administração do serviço. O orçamento para o programa é de R$ 40 milhões.

A principal meta do programa é permitir às prefeituras a digitalização de serviços com o objetivo de melhorar a gestão pública e o atendimento à população. Entretanto, também será aberta a possibilidade de abertura do sinal para acesso, gratuito, dos moradores.

Os municípios também terão a opção de contratar uma empresa concessionária para prestar o serviço na cidade com uso da infraestrutura do programa.

De acordo com o ministro Paulo Bernardo, a expectativa é que as conexões de banda larga comecem a funcionar ainda em 2012. Ele se mostrou preocupado com o número de projetos tocados hoje pelas prefeituras e que não funcionam corretamente.

“Queremos fazer um projeto em que ficaremos seguros que vai funcionar e atingir os objetivos”, disse o ministro. Segundo ele, prefeituras que não forem selecionadas para o programa contarão com linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) para implantá-lo, nos moldes determinados pelo ministério.

Fábio Amato
G1, em Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário