Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 2 de março de 2012

Minha Casa, Minha Vida pode ter sistema de energia solar

A proposta deve auxiliar a eficiência energética das casas de baixo padrão e ainda representar
 uma considerável economia financeira aos moradores. l Foto: 
Revista Sol Brasil

As residências do Minha Casa, Minha Vida podem usar fontes energéticas renováveis. A ideia é fruto do trabalho do engenheiro mecânico Fernando Alves Ximenes, que acredita ser possível instalar sistemas de energia solar nas residências construídas para o programa.

O engenheiro tem trabalhado neste projeto há dois anos, conforme informado pelo jornal O Povo. A proposta é de que as casas construídas na região de Itaitinga, em Fortaleza, possam ser equipadas com a tecnologia. O principal empecilho para a efetivação da ideia é o acordo financeiro.

Ximenes explica que o valor necessário para aplicar a estrutura é de R$ 1,5 mil por casa. Em todo o projeto aplicado na região, o montante final seria de R$ 6 milhões. Por isso, o engenheiro explica que o estudo sobre a viabilidade econômica do sistema está sendo discutido juntamente com a Caixa Econômica Federal e deve ser decidido ainda neste ano.

Conforme explicado por ele, as residências de baixa renda consomem, em média 120 kw/h por mês, e, caso o projeto seja aprovado, a tecnologia será adaptada para suprir esta necessidade. A proposta deve auxiliar a eficiência energética das casas de baixo padrão e ainda representar uma considerável economia financeira aos moradores.

Esta não é a primeira vez que o engenheiro mecânico desenvolve um projeto ligado à produção de energia limpa. Em 2010, Ximenes instalou um poste inteligente, que absorve energia solar e eólica na ex-sede administrativa do Governo. A Faculdade de Tecnologia do Nordeste (Fatene) também recebeu uma torre eólica-solar, capaz de fornecer a eletricidade necessária para abastecer a instituição, aproximadamente 720 quilowatts por dia. Com informações do O Povo.

Fonte: Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário