Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 23 de março de 2012

Gestão ambiental

Floresta
Com investimento contínuo em tecnologias e processos, a Vale visa a superar os padrões internacionais de sustentabilidade. Em 2010, iniciamos a implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), baseado nas diretrizes ISO 14001.

O modelo fornece ferramentas para garantir a conformidade legal de nossas atividades, produtos e serviços. Além disso, promovemos recuperação de áreas degradadas e pesquisa de novas tecnologias que permitem aprimorar os sistemas de controle ambiental.
Nossos programas asseguram a melhoria contínua do uso de recursos hídricos e de energia e levam em conta fatores como qualidade do ar, riscos ambientais e educação ambiental.



Recursos hídricos

Aperfeiçoamos o uso da água por meio de reuso, redução de demandas, melhoria na eficiência dos processos e minimização da geração de efluentes.
Em 2010, alcançamos uma taxa de recirculação e reutilização de água de 79%. De 1,2 bilhão de litros necessários para as operações da Vale, somente cerca de 269 milhões de litros foram retirados na natureza; todo o restante foi originado de água de reuso.
Recursos energéticosDesenvolvemos projetos de uso de fontes renováveis e na sistematização de informações de consumo de energia. Em 2011, adquirimos 70% de participação da Biopalma da Amazônia S.A., no Brasil, produtora de óleo de palma, matéria-prima para a produção de biodiesel. O objetivo é abastecer locomotivas, máquinas e equipamentos de grande porte das operações no Brasil.
Além disso, suprimos parte de nossa necessidade energética por meio de hidrelétricas próprias. Como grande consumidora, a empresa acredita que o investimento é essencial para atender à demanda das operações globais.
Nosso programa de gestão de resíduos tem por objetivo reduzir as sobras geradas por nossas operações e procurar as maneiras mais adequadas de descartá-las. O trabalho vai desde a separação dos materiais até a busca de alternativas de reprocessamento para usar resíduos em outras cadeias produtivas.
Quando o reprocessamento não é possível, descartamos os materiais em aterros sanitários, considerando os controles ambientais necessários. Auditorias periódicas em todos os destinatários de resíduos avaliam os documentos e os controles ambientais.
Em 2010, reduzimos a geração de resíduos não perigosos em relação ao ano anterior e alcançamos a marca de 48% no reaproveitamento de materiais.
Investimos no aprimoramento dos sistemas de controle da poluição e em práticas operacionais e tecnologias que minimizam as emissões atmosféricas. Nossos modernos sistemas de monitoramento garantem a efetividade das medidas e auxiliam na manutenção dos níveis de qualidade do ar em nossas áreas de influência.
Utilizamos procedimentos para identificar, minimizar e eliminar os perigos no manuseio de produtos químicos diversos utilizados em nossas operações.
Cada unidade operacional da Vale conta com um Plano de Atendimento a Emergência específico, com pessoal devidamente capacitado e treinado, além de recursos e materiais adequados para minimizar as perdas e os danos às pessoas e ao meio ambiente.
Nossas iniciativas de educação ambiental têm como público-alvo nossos empregados, terceiros, comunidades e escolas. Desenvolvemos cursos de capacitação, oficinas, eventos, atividades lúdicas e treinamentos com o objetivo de alertar para a importância da consciência ambiental. A partir da educação, buscamos construir um legado positivo nos locais onde atuamos.
Fonte: Vale

[ - ]



Nenhum comentário:

Postar um comentário