Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 27 de março de 2012

FAPESP e NCSU assinam acordo de cooperação em pesquisa

A FAPESP e a Universidade Estadual da Carolina do Norte (NCSU, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, assinaram um acordo de cooperação em pesquisa na última quinta-feira (22/03).

O documento foi assinado pelo presidente da FAPESP, Celso Lafer, e pelo vice-reitor para Relações Internacionais da NCSU, Bailian Li. A cerimônia de formalização do acordo, realizada na sede da FAPESP, contou também com a presença do diretor-presidente da FAPESP, José Arana Varela, e do assessor especial da Diretoria Científica, Hernan Chaimovich.

O acordo, válido por cinco anos, prevê que as duas instituições selecionem projetos conjuntos de pesquisa, que podem incluir o intercâmbio de pesquisadores e de estudantes de pós-graduação.

“Estamos convencidos de que a profundidade e a excelência da pesquisa científica e tecnológica em todas as áreas do conhecimento requerem interação e cooperação internacional. Este acordo visa estimular a realização desse tipo de cooperação, por meio do apoio a projetos de pesquisas que envolvam cientistas de São Paulo e da Carolina do Norte”, disse Lafer.


A seleção e a gestão dos projetos de pesquisa serão administradas por um Comitê Gestor composto por dois representantes de cada instituição. O comitê incluirá necessariamente o vice-reitor de Pesquisa e Inovação da NCSU e o diretor científico da FAPESP.

De acordo com Li, o acordo deverá resultar em chamadas de propostas para pesquisas em cooperação dentro das áreas do conhecimento que são de interesse comum para a FAPESP e a NCSU.

“Trata-se de uma relação estratégica que visa à realização de pesquisas em cooperação nas nossas áreas de interesse: biodiversidade, energia e ciências dos materiais. Essas áreas, que também são do interesse do Brasil – e têm desdobramentos em temas como biodiversidade e mudança climática global –, correspondem precisamente à maior força da NCSU em pesquisa científica e tecnológica”, disse Li à Agência FAPESP.


Segundo Li, serão elaboradas chamadas de propostas para as áreas focais de mútuo interesse, que seguirão os critérios e protocolos da FAPESP. “Queremos usar essa oportunidade colaborativa para enviar pesquisadores brasileiros para os Estados Unidos e vice-versa. A ideia é especialmente apoiar o intercâmbio de estudantes de doutorado para que eles auxiliem os professores a tornar a pesquisa mais produtiva”, disse.

Li afirmou que, além dos benefícios inerentes à cooperação científica no campo da pesquisa propriamente dita, o acordo agregará para os participantes uma valiosa experiência do ponto de vista cultural.

“A NCSU tem uma longa e sólida tradição de colaboração com a indústria. Os pesquisadores brasileiros que participarem dos projetos em cooperação poderão se beneficiar do contato com essa cultura. As pesquisas em parceria com a indústria são a melhor maneira de multiplicar os recursos da universidade e ao mesmo tempo de transformar o conhecimento em benefícios para a sociedade”, disse. 

Por: Fábio de Castro FAPESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário