Redirecionamento

javascript:void(0)

segunda-feira, 19 de março de 2012

EXTRAÇÃO DE SEIXO E AREIÃO NO LEITO DO RIO NEGRO PROXIMO AO MUNICIPIO DE SANTA ISABEL DO RIO NEGRO

Acima na foto mostra o dessastre ambiental que essas dragas vem causando a meio ambiente e ao patrimônio ambiental 
Desde o ano de 2006, que as balsas estão retirando seixo, areão, da calha do Rio Negro, aproximadamente a 500( quinhentos metros) da cidade de Santa Isabel do Rio Negro-Am. 


Vemos esse tipo de degradação como crime ambiental, com impacto ambiental, cultural e social. Impacto Ambiental porque as praias estão sendo destruídas automaticamente e montes de areia surgindo, possivelmente ocasionara erosão das margens do rio, com isso certamente muitos animais e vegetais irão desaparecer, como já estão desaparecendo.


Impacto cultural porque a maioria dos ribeirinhos que moram nesta localidade sobrevivem da pesca da água para o consumo, com essa extração os locais de pesca acabam sendo afastados iviabilizando a captura de peixes para subsistência dos ribeirinhos.

Uma ameça as navegações quando o rio estiver mas seco isso pode levar a não trafego de balsas e barco para o município, pois está mudando o trecho do canal e isso e muito ruim para o município e para os ribeirnhos que agora tem de fazer uma grande volta na praia para seguir viagem ao município.

As dragas estão fazendo atividade de sucção de seixo a todo vapor, esse prejuízo que está causando ao meio ambiente como será recuperado, será quem autoriza fez o estudo de impacto ambiental pensando nos moradores ribeirinhos das comunidades. A cada meses que passa mais praias estão aparecendo 


Por: Marivelton Barroso – Baré, Liderança

Um comentário: