Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 23 de março de 2012

Curso sobre integridade física de sistemas aquáticos

O objetivo do evento promovido pelo PPBio Amazônia Oriental e a Pós Graduação em Zoologia é promover a integração dos estudos da fauna aquática na Amazônia.

No período de 07 a 11 de maio de 2012 acontece no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG (Av. Perimetral, 1901) o curso "Integridade física de sistemas aquáticos: protocolos e análises", promovido pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade – PPBio Amazônia Oriental e o Programa de Pós Graduação em Zoologia – PPGZool, mantido em convênio entre o Museu Goeldi e a Universidade Federal do Pará – UFPA. As inscrições serão realizadas via correio, com postagem até o dia 25 de março. 

O objetivo do curso, ministrado pelo Dr. Paulo dos Santos Pompeu e Msc. Cecília Gontijo Leal (Universidade Federal de Lavras), é capacitar os participantes para aplicação de protocolo desenvolvido pela United States Environmental Protection Agency (US-EPA), ensinando como devem ser aplicados e interpretados índices de integridade usados no protocolo. Dessa forma, será possível explorar uma gama de metodologias empregadas para conduzir pesquisas ecológicas no ambiente aquático na região Amazônica. Os promotores do curso pretendem estimular a pesquisa cientifica e a formulação de políticas públicas de conservação para estes ambientes. 

O curso oferta 25 vagas, sendo cinco delas reservadas a pesquisadores do PPBio e as demais destinadas a pesquisadores e estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado). Terão prioridade de escolha os estudantes do PPGZool e aqueles com pesquisas voltadas à ecologia de igarapés na Amazônia, com pelo menos um ano de pós-graduação. Haverá aulas teóricas e práticas, com visitas em campo na região metropolitana de Belém. 

Para efetuar a inscrição é necessário que o candidato preencha a ficha de inscrição e entregue os seguintes documentos: carta de intenções (máximo de uma lauda), currículo atualizado na plataforma Lattes (para brasileiros) ou currículo de no máximo três páginas (para estrangeiros) e um resumo do seu projeto de dissertação ou tese para comprovar a importância do curso no desenvolvimento dos estudos do candidato. 

Os documentos devem ser entregues à coordenação do PPGZool (Av. Perimetral, 1901, Bairro Terra-Firme, Belém, Pará, CEP 66017-970. Caixa Postal: 399) ou pela internet até às 17h do dia 25 de março, para o e-mail: pgzool@museu-goeldi.br. Os candidatos devem adotar o seguinte modelo: from/de: a pessoa que está enviando; subject/assunto: Curso Integridade física de sistemas aquáticos - "o nome do candidato", com os documentos em anexo e formato PDF. O resultado final será divulgado até o dia 10 de abril. 

Serviço: O curso "Integridade física de ambientes aquáticos: protocolos e análises" será ministrado pelos pesquisadores Dr. Paulo dos Santos Pompeu e Msc. Cecília Gontijo Leal (Universidade Federal de Lavras) nos dias 07 a 11 de maio no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (Av. Perimetral, 1901). As inscrições podem ser feitas via internet ( pgzool@museu-goeldi.br) ou na coordenação do PPGZool, localizada no Campus do MPEG. 

Texto: Joice Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário