Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 8 de março de 2012

"Brasil tem soberania sobre Amazônia”, diz secretário da ONU para Rio+20

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Sha Zukang, que chefia a missão técnica dos diversos departamentos envolvidos da conferência Rio +20, falou nesta terça-feira (6) que sete pontos essenciais serão discutidos durante a conferência, que acontece em junho deste ano. Entre as questões em pauta, estão energia, cidades sustentáveis, água e desastres.

Questionado sobre qual seria a opinião sobre a mudança do Código Florestal, que deve ser votado nesta terça-feira, Zukang preferiu não entrar em detalhes, e se resumiu apenas em dizer que “o governo brasileiro tem total soberania sobre a floresta Amazônica”.

Durante o encontro, que aconteceu no Palácio Itamaraty, no centro do Rio de Janeiro, Zukang fez uma referência a conferências anteriores, onde muitas questões foram discutidas e jamais saíram do papel. Para o secretário-geral, o momento é de implementação.

- Nós já falamos o suficiente, agora temos que agir, implementar o que já foi acordado anteriormente.

O secretário-geral também disse que lutar por um planeta melhor não se trata mais de um trabalho que envolve apenas as autoridades de cada nação e sim de um esforço em que toda sociedade deve participar.

- Não importa quanto poderoso seja um governo, ele não pode fazer o trabalho sozinho. A sociedade civil deve participar.

Rio +20 

Em junho, o Brasil irá sediar a Rio +20, conferência da ONU que reunirá líderes do mundo todo para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver. O evento será realizado no Rio de Janeiro, 20 anos depois da Eco92. 

Em junho, líderes de diversos Estados que fazem parte da ONU, além de representantes de vários setores da organização, se reunirão para discutir como podemos transformar o planeta em um lugar melhor para viver, inclusive para as futuras gerações. 

A ideia da realização dessa conferência no Brasil foi do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em 2007, fez a proposta para a ONU. O evento recebeu o nome de Rio +20 justamente porque a reunião irá acontecer no Rio de Janeiro, exatamente 20 anos depois da Eco92, uma conferência internacional que tinha objetivos muito semelhantes.

Fonte: Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário