Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Uso correto de gel garante bons resultados no plantio de eucalipto

O uso do gel no plantio de mudas de eucalipto é uma questão que merece toda a atenção. O mau uso, e principalmente a falta de informação, já levaram alguns profissionais a terem dúvidas quanto à eficácia do produto. A Série Como Plantar Eucalipto dedicou um capítulo ao uso correto do gel, mostrando porque ele é considerado um grande aliado do produtor e das grandes empresas.

O gel na verdade tem um nome difícil, polímero hidro retentor, e uma grande capacidade de hidratação da planta. Para saber mais sobre o gel fomos buscar a experiência de uma das maiores empresas no segmento de polímeros para o mercado agrícola do Brasil, a Hydroplan-EB. Especializada na otimização de recursos hídricos para agricultura.

O gel antes da hidratação se parece muito com açúcar. Após a hidratação ele se transforma numa espécie de gelatina. Os polímeros na verdade são como bolsas de água e quando colocados no solo evitam que a água se perca e se evapore. A água só é liberada em contato com as raízes. Sua função é reter a água da chuva ou irrigação e liberá-la aos poucos, garantindo a umidade do solo.

Essa tecnologia é importante no desenvolvimento inicial da planta, quando a muda ainda não desenvolveu raízes suficientes para buscar água em regiões mais profundas do solo, garantindo sua sobrevivência. E mais, uma planta sob condições de falta de água reduz o seu metabolismo, produzindo menos carboidratos, comprometendo o seu crescimento.

O gel, por sua vez, é capaz de reter no seu interior, além da água, soluções ricas em nutrientes e ser um excelente isolante térmico, pois as altas temperaturas do solo também comprometem o metabolismo das plantas. Outro grande atributo do gel é que ele é biodegradável e não compromete o meio ambiente por ter pH neutro, evitando a contaminação do solo e principalmente dos lençóis freáticos. 

Como o produto não é tóxico, não é necessário o uso de EPIs no seu manuseio e aplicação, mas sempre é bom ter cuidado ao manipular em dias de muito vento, pois o polímero pode entrar nos olhos se hidratar e incomodar.

Dependendo das condições do solo, a planta pode ficar de 8 a 15 dias sem irrigação. Na média, reduz o consumo de água de 6 litros e meio por muda para cerca de 2 litros e meio e principalmente reduz o índice de mortalidade das mudas e o replantio. Em casos extremos de solo muito arenoso e de falta de chuva, algumas empresas costumam também fazer a irrigação com gel após o plantio.

A Hydroplan-EB já confirmou presença e é um dos expositores de destaque no Três Lagoas Florestal – 1ª Feira da Cadeia Produtiva da Indústria de Base Florestal da Região de Três Lagoas (MS), que acontece de 10 a 13 de abril. Para saber mais ou se inscrever gratuitamente, acesse o site do evento: www.treslagoasflorestal.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário