Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Teatro Margarida Schivasappa comemora 25 anos com leitura dramática

A leitura dramática da peça “Acorde Margarida” marcará as comemorações pelos 25 anos de inauguração do Teatro Margarida Schivasappa, no próximo sábado (25), às 20h. Inaugurado em 26 de fevereiro de 1987, no prédio do Centro Turístico e Cultural do Pará (Centur), da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, o Teatro Margarida Schivasappa está passando por vistorias.

O ator José Leal apresentará o evento comemorativo, no hall em frente à bilheteria do teatro, no térreo do Centur. A leitura será feita pelos atores Maíra Monteiro, Tiago de Pinho, Juliana Porto e Fernanda Barreto, que serão acompanhados pelos músicos Reginaldo Viana, Zé Neto e Leoci Medeiros.

A peça, escrita pelo dramaturgo Carlos Correia Santos, foi produzida a partir do acervo do pesquisador Antonio Pantoja. A direção geral é de Hudson Andrade e a direção musical é de Reginaldo Viana. Luciana Porto assina a assistência de direção e Zé Neto a assistência de direção musical. A realização é da Companhia Teatral Nós Outros.

A estreia oficial do espetáculo será no dia 15 de março, no Teatro Cláudio Barradas. A montagem seguirá por outras salas até ser apresentada na reabertura do Teatro Margarida Schivasappa. O objetivo é fazer com que a memória de Margarida Schivasappa circule por vários palcos locais, até chegar naquele que recebe o seu nome, para marcar a revitalização da casa de espetáculos.

Reforma - O teatro funcionou normalmente até dezembro de 2011, e no início deste ano as atividades foram paralisadas. No momento, passa por análise técnica, feita por especialistas da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), para determinar os pontos que mais necessitam de reforma. Sistema de refrigeração, camarins, palco, rede elétrica, escadarias internas e demais dependências estão sendo vistoriados. Os laudos indicarão as estruturas que precisam de reparos urgentes.

Construído dentro de padrões internacionais, o teatro tem, entre outras particularidades, palco tipo italiano, cinco camarins com banheiros individuais, boca de cena de 7 x 17 m, profundidade e largura de 17 x 32 m, proscênio de 10 x 3 m e fosso para a orquestra de acordo com os padrões do palco tipo italiano. Tem sob sua guarda dois pianos, um de cauda e um de 1/4 de cauda.

Localizado no térreo do Centur, o "Margarida Schivasappa" tem capacidade para 485 pessoas, sendo 25 destinados à gratuidade e ao espaço para cadeirantes. O teatro foi criado para receber programações culturais de dança, música e artes cênicas, abrigando projetos que visam ampliar a visibilidade da produção cultural, conforme as diretrizes da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.

Serviço: A comemoração pelos 25 anos do Teatro Margarida Schivasappa acontece neste sábado (25), às 20h, em frente à bilheteria do espaço (térreo do Centur), com a leitura dramática da peça “Acorde Margarida”, feita pela Companhia Teatral Nós Outros. Mais informações: (91) 3202 - 4369.

Nenhum comentário:

Postar um comentário