Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Relatório da Siemens destaca importância das cidades para a sustentabilidade

As cidades crescem cada vez mais e recebem um número maior de habitantes, são as principais contribuintes para o crescimento econômico global e, ao mesmo tempo, ostentam uma grande parcela de influência acerca de problemas mundiais, como as mudanças climáticas. Tais conclusões integram o Relatório 2011 da Siemens.

siemens elabora o �dice de cidades verdesCom base em estudos de especialistas, alguns deles ligados a ONU (Organização das Nações Unidas), o documento aponta que, em 2011, a maioria da população mundial vivia nas cidades, em vez de nas áreas rurais - a projeção é de que este número chegue a 60% em 2030 e a 70% até 2050. Ao longo dos próximos 20 anos, o planeta deverá contar com mais 1,4 bilhões de habitantes (hoje são cerca de 7 bilhões).

O documento alerta que as cidades influenciam o agravamento das mudanças climáticas, uma vez que representam 70% das emissões dos gases causadores de efeito estufa, dois terços do consumo mundial de energia e 60% de utilização da água doce. O relatório lembra que a falta de sustentabilidade é decorrente de modelos inadequados de gestão, o que se reflete na falta de infraestrutura, ineficiência energética e outros fatores.

Contudo, o levantamento também destaca que, apesar dos problemas, as cidades possuem a semente de uma solução: uma vez comprometidas com o desenvolvimento urbano sustentável podem contribuir de forma poderosa a favor da proteção ambiental e do clima.

"As cidades são os motores do crescimento. As dez economicamente mais fortes já geram um quinto do PIB [Produto Interno Bruto] total do mundo - e essa participação é crescente. O resultado? A crescente necessidade de investir em soluções de infraestrutura avançada em todo o mundo", ressalta o relatório.

A Siemens relatou que já faz importantes contribuições para o desenvolvimento urbano sustentável, a exemplo da elaboração de relatórios como o Índice de Cidades Verdes, que podem ajudar os governantes a elaborar políticas públicas. "Ele [Índice de Cidades Verdes] pode ser considerado um pré-requisito básico para o planejamento urbano adequado, estimular que as administrações coloquem em prática as políticas certas, fazer as escolhas adequadas de investimento", destacou Stefan Denig, chefe de comunicação corporativa da Siemens.

"Nossos especialistas tornam-se conselheiros urbanos para os tomadores de decisão na fase de planejamento crucial de projetos de infraestrutura. E, por último, mas não menos importante, nossos produtos e soluções inovadoras estão tornando as cidades mais amigas do ambiente, melhorando a qualidade de vida urbana e a redução de custos", concluiu a empresa, que depois de ter divulgado relatórios sobre a Europa e a América Latina, promete publicar em breve estudos referentes à África, Ásia, Alemanha e Estados Unidos/Canadá.

Via Portal EcoD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário