Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Quanto custa o seu hambúrger? Para a atmosfera, muito caro.

Um novo relatório inglês, publicado no Energy Policy, diz que se os cidadãos britânicos trocassem seus hábitos alimentares atuais por dietas vegan ou vegetariana, as economias de emissões de gases estufa equivaleriam a uma redução de 50% das emissões de escapamentos de automóveis de toda a frota do país – ou 40 milhões de toneladas.

O estudo, “Impactos relativos de gases estufa de escolhas dietéticas realistas,” diz que, de bananas a biscoitos, e de cerveja a vinho, tudo em nosso carrinho de compras tem um custo para o ambiente em cada estágio da produção de alimentos – da fazenda ao transporte, passando pelas embalagens.

Ao calcular as emissões típicas associadas à produção de 61 categorias diferentes de comida, e usando dados de supermercados fornecidos pela rede Booths, os autores do relatório, Nick Hewitt, da Universidade de Lancaster, e Mike Berners-Lee, da Small World Consulting, conseguiram determinar as emissões de diversas dietas.

Os gases emitidos pelos alimentos consumidos no Reino Unido são o equivalente a 167 milhões de toneladas de dióxido de carbono, e a troca por uma dieta vegan ou vegetariana reduziria isto em 22% a 26%.

O maior emissor de gases é a carne fresca, pela ruminação, esterco e o óxido nitroso de fertilizantes. A carne tem uma pegada de carbono de 17 kg por quilo. O queijo, 15 kg, comidas cozidas, 11 kg e bacon, 9 kg, informa o Environmental News Network.

Nenhum comentário:

Postar um comentário