Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Produção industrial paraense tem crescimento acima da média nacional

O Pará registrou um crescimento de 2,7% na produção industrial de dezembro, ficando na quinta posição entre os Estados que apresentaram médias acima da taxa nacional (0,3%), atrás apenas de Paraná (7,0%), Espírito Santo (6,8%), Goiás (6,2%) e Amazonas (4,0%). Essa evolução foi constatada pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM), publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em comparação ao mês anterior, dezembro foi o segundo mês consecutivo em que o Pará apresentou crescimento na produção física industrial, com variação de 3,3%. Já em relação a dezembro de 2010, o aumento foi de 5,17%.

Neste período, a Indústria que mais se destacou foi a extrativa, com expansão de 8,95%, devido ao aumento na extração de minério de ferro, gerado pela alta cotação das commodities (mercadorias, principalmente minérios e gêneros agrícolas, produzidos em larga escala) no mercado internacional, e da demanda mundial por ferro.

E foi no setor extrativo, com variação de 7,25%, que houve a expansão da produção industrial paraense de 2,69%, no acumulado dos 12 meses de 2011. Mas no setor de transformação houve queda na produção (- 1,64%), quadro gerado, principalmente, pelas perdas oriundas dos setores de madeira (-32,37%), minerais não metálicos (-1,61%) e metalurgia básica (-0,23%).

Em relação ao mercado de trabalho, a indústria paraense foi o setor responsável pelo saldo negativo de 1.862 postos de trabalho em dezembro. Já a indústria extrativa mineral gerou 58 postos, assinalando aumento de 0,36% em relação a novembro. No acumulado do ano esta atividade foi a segunda maior geradora de postos de trabalho no Estado, com saldo de 2.473 empregos. A indústria de transformação teve perda de 1.920 postos, registrando variação negativa de aproximadamente 9%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário