Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Novo catalisador transforma planta em plástico

Tecnologia, uma alternativa à produção de plástico a partir de fontes derivadas do petróleo, não gera metano como subproduto

Um novo tipo de catalisador é capaz de transformar gás derivado de biomassa de plantas em etileno e propeno, componentes básicos dos plásticos comuns. A tecnologia é uma alternativa à produção desses dois compostos a partir de fontes derivadas do petróleo.

“Somente a produção de etileno no mundo é de 100 milhões de toneladas por ano. Há um grande potencial de produzi-lo não mais a partir de petróleo. Fazer isso com biomassa como fonte (não a usada por alimentos) parece uma forma muito interessante de criar uma base mais sustentável para a indústria química”, afirmou ao iG Krijn de Jong, da Universidade de Utrecht, na Holanda.

No trabalho, pesquisadores liderados por Krijn criaram um catalisador feito de nano partículas separadas umas das outras por nano fibras de carbono. O método mostrou ser uma forma prática de transformar biomassa em etileno e propeno sem gerar um subproduto indesejado, o metano – um dos gases causadores do efeito estufa.

Químicos já haviam conseguido desenvolver um outro tipo de catalisador capaz de transformar biomassa em compostos similares ao etileno e o propeno, mas estes derivados não são comumente usados na produção de plástico. Atualmente a empresa Braskem já produz etileno a partir de etanol e depois o transforma em polietileno, o chamado plástico verde. 

Fonte: IG - Alessandro Greco

Nenhum comentário:

Postar um comentário