Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Na Bahia, leite de búfala traz surpresa e satisfação para produtores

“Esses animais têm genética para produzir de dez a 12 litros de leite por ordenha, mas para isso é preciso exercitar o úbere das búfalas diariamente e mantê-las bem alimentadas”, explicou o veterinário Antônio Vicente Dias, coordenador do programa de bubalinocultura da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda), responsável pelas UOs.

Vicente destaca que o búfalo é um animal importante para a agricultura familiar, por ser rústico, de fácil manejo, e ainda por ser um animal de tração, próprio para as atividades do dia a dia da propriedade. 

Sobre a produção de queijo, Dias informou que se obtém um quilo de queijo, tipo muçarela, a partir de oito litros de leite de búfala, contra 12 litros de leite bovino. “Essa diferença de rendimento é justificada pelo alto valor de sólidos totais (proteína, sais minerais, vitamina e gordura) presente no leite da búfala”, complementou.

SATISFAÇÃO

“Estou tirando uma média de cinco litros de leite por dia, por enquanto, utilizo apenas para consumo, mas sei que esse número pode chegar até 12 litros, por ordenha. A minha intenção é produzir queijo de búfala”, diz com entusiasmo, Pedro Vencelau, um dos moradores beneficiados.

João Bispo, que já trabalha com a produção de derivados de leite de bovino, comenta que nunca tinha visto um búfalo de perto e o porte dos animais chegou a impressioná-lo, quando os recebeu em sua propriedade. “Hoje, o Patoré – nome dado por João ao búfalo reprodutor - quando me vê vem correndo em busca de cafuné. O animal parece até um bicho de estimação”, conta Bispo às gargalhadas.

O técnico agropecuário da Ebda, Nelson Fernandes Moura, responsável pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), sistemática, nestas unidades de produção familiar, informou que dois laticínios, dessa região, já trabalham exclusivamente com a produção de derivados do leite de búfala e chegam a pagar até vinte centavos a mais pelo leite, em relação ao que pagam os laticínios que trabalham com o leite bovino.

VACINAÇÃO

Nos municípios de Itapé e Buerarema, bezerras com idade entre três e oito meses foram vacinadas contra brucelose. De acordo com o técnico responsável pelo Programa de Acompanhamento da Cadeia Produtiva do Leite, da Seagri, Nelson Fernandes, cerca de 40 animais foram vacinados. No próximo dia 28, a mesma ação será realizada em propriedades de agricultores familiares, situadas no município de Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário