Redirecionamento

javascript:void(0)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ministério da Justiça faz reunião urgente sobre situação dos haitianos no AM e AC

A situação dos haitianos no Amazonas e no Acre voltará a ser debatida nesta terça-feira (14), às 15 horas, no Ministério da Justiça. Participam o secretário executivo do órgão, Luiz Paulo Barreto, representantes de outros ministérios do governo, os senadores Eduardo Braga (PMDB/AM), Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), Fernando Collor (PTB/AL), e os prefeitos das cidades de Tabatinga (AM) e de Brasiléia (AC), as duas principais portas de entrada dos haitianos no Brasil.

Foto: ShutterstockA reunião foi solicitada ontem (13) pelo senador Eduardo Braga (PMDB) durante audiência pública para discutir o assunto na Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE). Na ocasião, Braga chamou a atenção para a situação de quase cinco mil haitianos, somente no Amazonas, que estão, segundo ele, abandonados à própria sorte, perambulando pelas ruas de Manaus, sem ajuda para obter emprego, atendimento médico e até alimentação adequada. O senador pediu ajuda ao Governo Federal para que seja encontrada uma solução imediata.

Audiência Pública

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), discutiu nesta segunda-feira (13), o aumento da imigração haitiana no Norte do Brasil, em especial no Amazonas e Acre. Nesta terça-feira (14), os senadores seguiram com as discussões sobre o refúgio dos imigrantes no País.

O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) manifestou em plenário, preocupação com o estado de saúde de 343 imigrantes haitianos que chegaram à cidade de Tabatinga (AM) depois de 13 de janeiro. Nesta data, foi publicada resolução do Conselho de Migração concedendo vistos humanitários aos haitianos que já se encontravam no país. Os imigrantes que chegaram depois ficaram numa espécie de impasse jurídic, segundo o senador

De acordo com Eduardo Braga, os haitianos além de terem sido notificados pela Polícia Federal a deixarem o país, sem ter condições de fazê-lo, enfrentam problemas graves de saúde. Segundo ele, vários dos imigrantes foram diagnosticados como portadores de hepatite C, sífilis e Aids. Braga informou que participaria da reunião, ainda na tarde desta terça, com o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, para tratar da questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário