Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Menino de 13 anos cria estrutura solar que capta 20% a mais de energia

Foto: American Museum Of Natural History  
Aidan Dwyer: anotem esse nome pois ele deverá ser muito falado daqui pra frente. Trata-se de um americano de 13 anos, estudante da sétima série, que sozinho criou e executou um projeto de uma estrutura solar que capta 20% a mais de energia do que as placas fotovoltaicas convencionais, deixando toda a comunidade científica boquiaberta.

Enquanto muitos cientistas tentam buscar soluções por meio de alternativas mais complexas e elaboradas, Aidan mostrou que a resposta às vezes pode estar na simplicidade. Para criar a sua estrutura, o menino resolveu utilizar a natureza como modelo e desenvolveu um projeto que imita a uma árvore. Ele constatou que a presença de galhos e folhas (ou no caso, placas fotovoltaicas) dispostos de maneira irregular em diferentes níveis captaria mais energia do que um painel fotovoltaico plano convencional.

É dessa mesma maneira que as árvores produzem energia na natureza: coletando luz solar por meio de suas folhas e então realizando a fotossíntese.

Para construir a sua árvore solar, que pode ser vista na foto abaixo, o menino contou com a ajuda da internet. E os resultados foram muito satisfatórios: além de captar 20% a mais de energia, a árvore solar também ocupa menos espaço do que um painel fotovoltaico comum e também é mais eficiente no inverno, em condições de frio e neve e em locais que não são totalmente voltados ao sol.

Foto: American Museum Of Natural History 
O projeto fez tanto sucesso que além de ser premiado pelo Museu Americano de História Natural, Aidan também foi convidado para participar da Conferência sobre o futuro energético global, nos emirados Árabes ao lado de renomados cientistas e também do secretário geral da ONU, Ban Ki-moon.

Inspirado com o resultado, Aidan planeja continuar a sua pesquisa e continuar testando padrões diferentes de árvores para ver se encontra algum ainda mais eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário