Destaque para os acumulados de 715mm em Barbacena-MG e 665mm na cidade de Goiás
O mês de janeiro terminou e apesar de poucas formações de ZCAS (Zonas de Convergência do Atlântico Sul) típicas, as chuvas mais intensas ficaram concentradas em uma faixa que começa entre São Paulo e Rio de Janeiro e caminha até a Amazônia. De acordo com os meteorologistas da Somar, em todas as áreas, choveu mais de 250mm, com vários municípios com precipitação acima da média. Destaque para os acumulados de 715mm em Barbacena-MG (mais de duas vezes e meia a média de janeiro) e cidade de Goiás com 665mm (quase o dobro da média mensal).
No Sul, apesar dos temporais no decorrer deste mês, boa parte do Rio Grande do Sul termina janeiro com precipitação abaixo do normal. A chuva acima da média ficou mais concentrada apenas sobre a costa do Rio Grande do Sul, centro e leste de Santa Catarina e todo o Paraná. Já o Nordeste foi a Região menos beneficiada com as chuvas. Praticamente toda a Região termina o mês com precipitação abaixo do normal, preocupando consideravelmente a agricultura.
Temperatura
Com relação à temperatura mínima, janeiro termina com valores próximos da média na maior parte do país. Alguns desvios mais significativos foram vistos para a temperatura máxima. Ela ficou mais baixa que o normal, com desvio em torno de -2°C entre o Rio de Janeiro e Espírito Santo até o Acre. Por outro lado fez calor de mais de 2°C acima da média no noroeste do Paraná, Rio Grande do Sul, sudoeste de Mato Grosso do Sul e em boa parte do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário