Redirecionamento

javascript:void(0)

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Emissões de CO2 têm que cair de forma drástica, afirma estudo alemão


Institutos divulgaram nesta quinta-feira previsão climática para este século. Com maior taxa de carbono, oceanos estão 30% mais acidificados.

Limitar o aquecimento global a dois graus Celsius neste século é possível se as emissões de CO2 forem reduzidas drasticamente, de acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Instituto Max Planck de Meteorologia (MPI-M) e pelo laboratório de clima do Deutsches Klimarechenzentrum (DKRZ).

A afirmação foi feita pelo diretor do Max Planck, Jochem Marotzke, em entrevista coletiva realizada em Berlim, na Alemanha. Ele e um grupo de cientistas avaliaram simulações climáticas que refletiam o aumento contínuo da concentração de CO2.

O resultado desta elevação resultaria em uma subida significativa da temperatura e também na acidificação dos oceanos. Segundo os especialistas, no pior cenário, a previsão aponta que a temperatura global crescerá em quatro graus Celsius até 2100, com sérias consequências. “A tendência seria de ondas de calor mais prolongadas e críticas em todo o planeta”, diz Marotzke.

Mudança nas correntes – Com o estudo foi possível também prever pela primeira vez a circulação das correntes no Oceano Atlântico Norte em cinco e dez anos. “As estimativas atuais mostram que, devido ao CO2, o oceano está 30% mais acidificado na comparação com o período pré-industrial”, afirma Johann Jungclaus, oceanógrafo do Instituto Max Planck. Ele acrescenta que muitos organismos não sobrevivem a essas mudanças.

Os resultados vão integrar o documento sobre o ciclo de carbono e a dinâmica da vegetação nas projeções climáticas para este século, que fará parte do quinto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que deverá ser concluído entre 2013 e 2014.

Globo Natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário