Redirecionamento

javascript:void(0)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Emater vai aumentar a capacidade de atendimento às famílias de agricultores

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) vai aumentar em 15% o número de famílias de agricultores assistidas este ano. A assistência técnica chegará a 150 mil famílias, 20 mil a mais que em 2011, segundo dados oficiais da Emater. A meta prioritária da empresa foi decidida durante o seminário que discutiu qualidade na gestão e reuniu na Unidade- Agroecológico de Bragança, no nordeste Paraense, 12 supervisores regionais que formam a Emater em todo o Pará.

Entre as ações para 2012, estão as execuções das chamadas públicas. A Emater está executando cinco delas, com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, divididas em várias regiões do estado, especialmente para trabalhar assentamentos rurais, incluindo famílias que estão tendo o primeiro acesso as políticas públicas.

Nas várias regiões do estado e suas particularidades, um olhar especial será voltado para o arquipélago do Marajó, lá estão sendo executadas duas chamadas públicas que vão incentivar as atividades extrativistas, como o açaí e a piscicultura. As ações no arquipélago fazem parte do programa federal Brasil Sem Miséria, que vai de encontro com o programa que o governo do Pará está implementando, que visa reduzir a desigualdade e a pobreza.

Na região sul do Pará, a regional de Conceição do Araguaia, formada por 15 municípios, desenvolve ações modelo como a criação de pirarucu em cativeiro, que este mês realiza a segunda despesca de 14 toneladas do pescado para a exportação, criação de agroindústrias familiares. A primeira já em atividade, de laticínio, com certificação municipal, caminha para fins de certificação estadual. “Estamos para a consolidação de uma nova agroindústria, de polpas e sucos, de iniciativa total da Emater”, disse Luís Flávio Cavalcanti, engenheiro agrônomo da Emater.

Outra expectativa para 2012 será a criação de dois postos avançados da Emater, em Monte Dourado (Médio Amazonas) e no distrito de Curuai em Santarém (Oeste). Durante o seminário foi lançado pela titular da Emater, Cleide Amorim, o encontro de supervisores itinerante, com data marca para junho, em Conceição do Araguaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário