Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Emater cumpre metas de chamada pública de bacia leiteira no sul do Pará

Desde segunda-feira (30), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está no sul do Pará validando o cumprimento de metas, por parte da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), previstas em dois lotes de um contrato de chamada pública para a cadeia produtiva do leite na região do Alto Xingu. Até sábado (4), o fiscal do MDA Alexandre Alves, médico-veterinário, visita escritórios locais da Emater e comunidades rurais em Redenção, Santana do Araguaia e Santa Maria das Barreiras, nas quais vem sendo executada a etapa de visitas técnicas e reuniões temáticas.

“A proposta dessa visita do MDA é apenas confirmar, via amostragens, todo o esforço da Emater no atendimento dessas famílias. Na prática, verifica-se a correspondência entre o banco de dados que tem sido constituído pela Emater e é compartilhado pelo Ministério, a partir das metodologias de trabalho acordadas em contrato, com a realidade dos agricultores incluídos na chamada pública”, explica o supervisor do escritório regional da Emater em Conceição do Araguaia, o engenheiro agrônomo Luiz Flávio Cavalcanti.

Os dois lotes da chamada pública beneficiam 1,6 mil famílias de 11 municípios do sul do estado. Só em Redenção, Santana do Araguaia e Santa Maria das Barreiras há mais de 400 famílias. A pecuária é a base da agricultura familiar da região – e a leiteira acaba responsável por cerca de 70% da renda das famílias. “Aqui todo mundo tem gado leiteiro. Nem que seja para produzir leite para a própria subsistência”, diz Cavalcanti.

O principal desafio para a atividade, de acordo com a Emater, é a falta de tecnologia: pelo diagnóstico dos extensionistas, alguns mecanismos de produção, beneficiamento e comercialização podem ser aperfeiçoados, como o manejo de ordenha e a gestão da propriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário