Redirecionamento

javascript:void(0)

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Chuva sólida pode ajudar agricultura durante a seca

O engenheiro mexicano Sergio Rico, do Instituto Nacional de Politécnica, criou um gel semelhante ao usado em fraldas descartáveis de bebês. Parecido com uma chuva sólida, ele pode ajudar a agricultura em períodos de seca. 

Nos últimos dez anos, o norte do México sofreu terríveis secas. Sergio Rico, sensível aos problemas da fome, pobreza e migração, procurou maneiras de usar a chuva nessas terras secas e áridas. Então, ele conseguiu. 

A substância usa poliacrilato de sódio no produto. Ela é capaz de concentrar grandes quantidades de água em um local, mas em formato de gel. 

Para usar na agriculta, basta colocar o bloco de gel perto da raiz do vegetal. Então, ele irá absorver a água das chuvas. Cada quilo de gel pode armazenar muitos litros de água. Além disso, o produto dura de oito a dez anos. 

Rico já testou o gel em plantações de milho. A colheita foi bem superior ao método tradicional usado para molhar a área de plantio. Com a criação, Rico concorre ao prêmio concedido pelo Stockholm International Water Institute.

Nenhum comentário:

Postar um comentário