Redirecionamento

javascript:void(0)

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

1ª Oficina para a elaboração do Plano de Mineração do Estado do Pará

Data: 09/02/2012 às 08:00
Expiração: 09/02/2012 18:30:00
Local: Auditório do Sebrae
Endereço: Trav. Municipalidade, 1461, entre Trav. D. Pedro e D. Romualdo de Seixas, Bairro Umarizal.
Contatos: (91) 3201-3685 (Seicom/Sedip) (91) 8134-6617 (Douglas-Dinelli) (91) 9144-6691 (Andrea-Amazonas)

O Pará é o segundo estado minerador do Brasil. Gerou, em 2011, divisas de mais US$ 18 bilhões, das quais 89% foram provenientes da venda externa de metais e minerais. O peso da indústria extrativa e de transformação mineral no PIB estadual está estimado em mais de 20%. Devido a essa importância, uma das prioridades do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) é a elaboração do Plano de Mineração do Estado do Pará - 2030, desafio a ser desenvolvido seguindo as linhas de ação do Plano Nacional de Mineração - 2030, a cargo do Ministério de Minas e Energia (MME), do Governo Federal.

O Plano de Mineração do Estado do Pará será resultante de um processo que envolverá diversas etapas, desde a elaboração de estudos básicos até a realização de reuniões de trabalho para finalmente resultar nas audiências públicas e nos Seminários Estaduais para o lançamento do Plano no primeiro semestre de 2013. Importante ressaltar que cada etapa será uma oportunidade ímpar para o aprendizado coletivo e para celebração de compromissos e a favor da efetiva implementação das propostas que emergirão dos consensos estabelecidos Entre as ações estratégicas a Seicom estabeleceu a realização de 13 oficinas temáticas e uma para a consolidação das discussões, encaminhamentos, que vão reunir os atores e instituições mais expressivos do setor mineral local.

As oficinas também vão contribuir com o fortalecimento da governança pública do setor mineral do estado e servir de instrumento à valorização das pessoas dessa área e atualizar os conhecimentos das riquezas minerais do Pará. São convidados das 13 oficinas temáticas a serem realizadas em Belém, Santarém, Marabá, Paragominas, Parauapebas e Itaituba, de fevereiro a dezembro de 2012, as instituições de gestão municipal (prefeituras e secretarias), empresas e instituições de mineração, comunidades e associações garimpeiras, universidades públicas e privadas, sindicatos e associações de mineradoras, agências de desenvolvimento regional e órgãos afins ao setor mineral tanto federais, como estaduais e municipais, entre outros. O público estimado para o total das oficinas é de cerca de 600 pessoas representantes de entidades federais, estaduais e municipais, citadas acima.

Programação

1º Tema : “Dinamização Segmentada do Polo de Gemas e Joias do Pará”

Data: 9 de fevereiro de 2012 (Quinta-feira)

Hora: 8h às 18h30

(Intervalo almoço, 13h às 14h30)

Observação: as oficinas são exclusivas para os agentes e parceiros institucionais que têm expertise reconhecida na área.

Sugestão de entrevistada:

Profa. Dra. Maria Amélia Enríquez - Secretária Adjunta da Seicom e principal articuladora do Plano de Mineração do Estado do Pará – 2030

Nenhum comentário:

Postar um comentário